domingo, 16 de maio de 2010

Kátia Monique Lemos Mothé (10/05/2010 a 14/05/2010)

ATIVIDADE 2

Assunto: Corpo humano
Data de Realização: 05/05/2010
Área de Conhecimento: Ciências
Professora: Mariângela de Matos Chrisóstomo Rangel
Ano de escolaridade:
Turma: 503
Programas Utilizados: Movie Maker (vídeos) e Hot Potatoes (Quiz)

Objetivos:
-Identificar as partes do corpo humano.
-Estabelecer a relação entre os órgãos.
-Reconhecer as funções dos sistemas do corpo humano.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, Kátia Monique Lemos Mothé, não só pesquisou na internet vídeos que abordassem o assunto sugerido pela professora da turma como também elaborou, no Hot Potatoes, um quiz com 10 perguntas a respeito do tema em questão. A aula transcorreu em duas etapas. Na primeira, a turma assistiu a três vídeos, de pouca duração de tempo cada um, referentes aos músculos, sistemas digestório e respiratório. Entre uma apresentação e outra, a professora da turma destacou os pontos mais importantes. Em seguida, cada aluno recebeu uma espécie de cartão-resposta para anotar as respostas do quiz. A professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL mostrava a pergunta e os alunos anotavam a alternativa correta dentre as opções A, B e C. Em seguida, a professora da turma recolheu o cartão-resposta e fez a correção oral. Ressalte-se que, essa aula, representou um estudo geral dos temas que a professora da turma pretende trabalhar com mais detalhas no bimestre que se inicia. Abaixo, consta a atividade.

Observação: Essa aula aconteceu no auditório com o uso do data show em razão de, nessa turma, haver uma aluna impossibilitada de subir escada.


-Vídeos
Músculos – Os alunos tiveram a oportunidade de ver os diversos tipos de músculos que compõem o corpo humano associados à estrutura óssea.
Em breve será postado.


Sistema Digestório – Os alunos tiveram a oportunidade de, numa viagem fantástica pelo tubo digestório, ver o funcionamento da digestão com imagens em três dimensões e comentários preciosos de Dr. Drauzio Varella.
Esse material está postado no blog da escola no endereço abaixo.
http://ce29demaio.blogspot.com/2009/05/katia-monique-lemos-mothe-04052009_10.html

Sistema Respiratório – Os alunos não só tiveram a oportunidade de ver o funcionamento da respiração digestão como também a explicação de fenômenos que acontecem no corpo como o soluço.
Em breve será postado.


-Atividade no Hot Potatoes – Situações contextualizadas envolvendo saudações (Uso de gifs animados)









Clique aqui para realizar online essa atividade.


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...