Laboratório de Informática Educativa

Os trabalhos no LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA foram iniciadoS nesta unidade escolar no SEGUNDO TURNO pela professora Kátia Monique Lemos Mothé na segunda quinzena do mês de agosto do ano de 2003 com o devido apoio da DIREÇÃO e, na ocasião, da GERÊNCIA DE INFORMÁTICA – GTESMEC.

Na época, tinha a denominação de LABORATÓRIO MÓVEL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, haja vista tal espaço contar com 32 laptops que eram levados para as salas de aula para realização das atividades propostas pelos professores.

Observou-se a princípio, um pouco de resistência dos docentes ao uso dos computadores, por de certa forma, desconhecerem a dinâmica de aula proporcionada por esta máquina.

Gradativamente, os professores começaram a perceber que, no Laboratório de Informática Educativa, havia maior preocupação dos alunos em escrever sem erros, existia grande criatividade ao desenvolver as atividades artísticas dentro das diversas disciplinas, ou seja, verificou-se que o aluno se dedicava às atividades propostas para acertá-las. Tendo maior interesse na realização das atividades, observou-se inclusive maior concentração deles na aula, minorando assim a indisciplina.

A partir de então, o uso das máquinas passou a ser solicitado consideravelmente pelos professores para realização das tarefas, justamente porque estas ferramentas que fazem parte do universo tecnológico desenvolvem no aluno a concentração, a investigação, posturas fundamentais na construção do conhecimento.

Diante do interesse dos docentes e dos alunos em utilizar os computadores, em 2005, a professora ISA MÁRCIA LOURO DELBONS iniciou o trabalho com os alunos do TERCEIRO TURNO.

Em 2006, a professora VERA CRISTINA SAMPAIO COSTA passou a fazer parte da equipe, juntamente com as professoras KÁTIA MONIQUE LEMOS MOTHÉ e ISA MÁRCIA LOURO DELBONS.

Em 2007, o LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA dessa unidade escolar passou a ter um espaço fixo contendo 10 computadores, recebendo, assim, a denominação de LABORATÓRIO FIXO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA.

Atualmente, note-se um real comprometimento por parte dos docentes em inserir a tecnologia no processo de aprendizagem. Pode-se afirmar que, hoje, no Centro Educacional 29 de Maio, há um significativo interesse dos professores em utilizar o Laboratório de Informática Educativa em todas as áreas de estudo. Argumentam que os alunos ficam mais motivados e concentrados no ambiente tecnológico, realizando as atividades de maneira desembaraçada e com empenho, sendo, inclusive, solidários aos que apresentam maiores dificuldades no computador.

Nos tempos presentes, ISA MÁRCIA LOURO DELBONS, KÁTIA MONIQUE LEMOS MOTHÉ e VERA CRISTINA SAMPAIO COSTA integram a equipe de professoras do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA do CENTRO EDUCACIONAL 29 DE MAIO atendendo os alunos dos três turnos, com o primoroso apoio da direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...