ATIVIDADE 3
Assunto: Pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação e dois pontos) e acentuação gráfica (acento agudo e circunflexo).
Data de Realização: 31/03/2010
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Ariélia Peixoto e Conceição Barreto
Ano de escolaridade: 3º
Turmas: 304 e 305
Programas Utilizados: Movie Maker (Vídeo sobre pontuação), Hotpotatoes (Uso de gifs animados) e Power Point (Uso de gifs animados)
Objetivos:
-Ler o texto corretamente
-Distinguir os pontos, empregando-os corretamente.
-Identificar a sílaba tônica utilizando o acento correto.
-Conscientizar sobre as questões sérias que envolvem a água no planeta Terra.
Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL baixou um vídeo comentando o tema pontuação e organizou dois materiais: um no hotpotatoes e outro no power point. Na data prevista da aula, após a turma assistir ao vídeo, iniciou os trabalhos no hotpotatoes cuja meta foi ler o texto a respeito da ÁGUA, preenchendo as lacunas com a pontuação correta. Ao terminar tal atividade, os alunos puderam verificar se tinham ou não acertado, podendo, inclusive, corrigir a pontuação utilizada de forma errada. Foi um momento em que a professora comentou sobre as questões que cercam o assunto ÁGUA. Em seguida, responderam, no power point, as tarefas propostas sobre acentuação e pontuação. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
-Vídeo – Sinais de Pontuação
-Atividade no Hotpotatoes – Sinais de pontuação num texto tratando do tema ÁGUA. Assim que esta atividade estiver no site do hotpotatoes, estarei informando o endereço.
Assunto: Pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação e dois pontos) e acentuação gráfica (acento agudo e circunflexo).
Data de Realização: 31/03/2010
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Ariélia Peixoto e Conceição Barreto
Ano de escolaridade: 3º
Turmas: 304 e 305
Programas Utilizados: Movie Maker (Vídeo sobre pontuação), Hotpotatoes (Uso de gifs animados) e Power Point (Uso de gifs animados)
Objetivos:
-Ler o texto corretamente
-Distinguir os pontos, empregando-os corretamente.
-Identificar a sílaba tônica utilizando o acento correto.
-Conscientizar sobre as questões sérias que envolvem a água no planeta Terra.
Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL baixou um vídeo comentando o tema pontuação e organizou dois materiais: um no hotpotatoes e outro no power point. Na data prevista da aula, após a turma assistir ao vídeo, iniciou os trabalhos no hotpotatoes cuja meta foi ler o texto a respeito da ÁGUA, preenchendo as lacunas com a pontuação correta. Ao terminar tal atividade, os alunos puderam verificar se tinham ou não acertado, podendo, inclusive, corrigir a pontuação utilizada de forma errada. Foi um momento em que a professora comentou sobre as questões que cercam o assunto ÁGUA. Em seguida, responderam, no power point, as tarefas propostas sobre acentuação e pontuação. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
-Vídeo – Sinais de Pontuação
-Atividade no Hotpotatoes – Sinais de pontuação num texto tratando do tema ÁGUA. Assim que esta atividade estiver no site do hotpotatoes, estarei informando o endereço.
Clique aqui para realizar online essa atividade.
-Atividades no Power Point – Acentuação e Sinais de Pontuação
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Boa tarde Kátia,
ResponderExcluirGostei das atividades de português, estão interessantes, ficaram bem elaboradas conforme os objetivos os propostos e prende a atenção dos alunos.
Ensinar a revisar textos é um conteúdo que deve ser tratado desde das séries iniciais.
Parabéns !!
Silvana Barreto