ATIVIDADE 1
Assunto: Mapas: Múndi, América do Sul e Brasil
Data de Realização: 06/04/2010
Área de Conhecimento: Geografia
Professor: Edson de Souza
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 601, 602 e 603
Programas Utilizados: Internet, Power Point (Uso de gifs animados) e Paint.
Objetivos:
-Identificar os países da América do Sul e suas respectivas capitais.
-Localizar os estados brasileiros com suas respectivas capitais, atentando para o fato de estarem agrupados politicamente em regiões.
Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, no Power Point, pesquisou e preparou dois materiais sobre assunto. Em um deles, pesquisou mapas relacionados ao tema da aula com o intuito de o aluno visualizá-los e a turma localizar as questões propostas pelo professor da turma. No outro Power Point, organizou atividade a respeito do assunto em tela, tendo como pano de fundo, a Copa do Mundo de 2010. Na data prevista da aula, a turma iniciou as tarefas pelo primeiro power point. Durante a realização dessas atividades, o professor da turma destacou pontos importantes do tema fazendo perguntas associadas à ideia de localização, com o objetivo de o aluno adquirir maior intimidade com o espaço geográfico. Nos slides 4 e 7, há um hiperlink de acesso ao site http://www.atividadeseducativas.com.br/ para a prática de duas atividades on line: uma para descobrir as capitais dos países da América do Sul e outra para montar um quebra-cabeça do Brasil cujas peças são os estados. No slide 8, há um hiperlink para o Paint onde os alunos localizaram as regiões brasileiras e a capital do Brasil servindo-se da arte de pintar. Em seguida, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL e o professor da turma relataram algumas informações a respeito da Copa do Mundo de 2010. A seguir, ao som da música Hino da Copa de 70 – Pra frente Brasil, os alunos, no Power Point, identificaram os países da América do Sul classificados para a referida competição. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Observação:
No primeiro semestre do corrente ano, a equipe de professoras do Projeto de Inclusão Digital do Laboratório de Informática Educativa do Centro Educacional 29 de Maio vai elaborar algumas aulas nas áreas de conhecimento usando informações referentes à COPA DO MUNDO DE 2010. Para ver mais atividades, utilizando tal tema, procure, na lateral direita do blog, o item marcadores. Em seguida, clique em Copa do Mundo 2010.
-Atividade no Power Point – Uso de hiperlink para a Internet e para o Paint
Assunto: Mapas: Múndi, América do Sul e Brasil
Data de Realização: 06/04/2010
Área de Conhecimento: Geografia
Professor: Edson de Souza
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 601, 602 e 603
Programas Utilizados: Internet, Power Point (Uso de gifs animados) e Paint.
Objetivos:
-Identificar os países da América do Sul e suas respectivas capitais.
-Localizar os estados brasileiros com suas respectivas capitais, atentando para o fato de estarem agrupados politicamente em regiões.
Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, no Power Point, pesquisou e preparou dois materiais sobre assunto. Em um deles, pesquisou mapas relacionados ao tema da aula com o intuito de o aluno visualizá-los e a turma localizar as questões propostas pelo professor da turma. No outro Power Point, organizou atividade a respeito do assunto em tela, tendo como pano de fundo, a Copa do Mundo de 2010. Na data prevista da aula, a turma iniciou as tarefas pelo primeiro power point. Durante a realização dessas atividades, o professor da turma destacou pontos importantes do tema fazendo perguntas associadas à ideia de localização, com o objetivo de o aluno adquirir maior intimidade com o espaço geográfico. Nos slides 4 e 7, há um hiperlink de acesso ao site http://www.atividadeseducativas.com.br/ para a prática de duas atividades on line: uma para descobrir as capitais dos países da América do Sul e outra para montar um quebra-cabeça do Brasil cujas peças são os estados. No slide 8, há um hiperlink para o Paint onde os alunos localizaram as regiões brasileiras e a capital do Brasil servindo-se da arte de pintar. Em seguida, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL e o professor da turma relataram algumas informações a respeito da Copa do Mundo de 2010. A seguir, ao som da música Hino da Copa de 70 – Pra frente Brasil, os alunos, no Power Point, identificaram os países da América do Sul classificados para a referida competição. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Observação:
No primeiro semestre do corrente ano, a equipe de professoras do Projeto de Inclusão Digital do Laboratório de Informática Educativa do Centro Educacional 29 de Maio vai elaborar algumas aulas nas áreas de conhecimento usando informações referentes à COPA DO MUNDO DE 2010. Para ver mais atividades, utilizando tal tema, procure, na lateral direita do blog, o item marcadores. Em seguida, clique em Copa do Mundo 2010.
-Atividade no Power Point – Uso de hiperlink para a Internet e para o Paint
-Atividades no site http://www.atividadeseducativas.com.br/
Slide 4 – América do Sul - Os alunos leram o nome da capital e clicaram no país correspondente.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1093
Slide 7 – Quebra-cabeça Brasil - Os alunos montaram um quebra cabeça cujas peça foram os estados brasileiros.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=812
-Atividades no Paint – Os alunos pintaram de cores diferentes a região brasileira pedida bem como o estado na qual se encontra a capital do Brasil.
-Atividade no Power Point – Uso de informações sobre a COPA DO MUNDO 2010 com gifs animados
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Olá Kátia.
ResponderExcluirSuas atividades estão muito bem organizadas, interessantes e dinâmicas. Os conteúdos foram bem explorados, de acordo com a escolaridade das turmas, atingindo as metas traçadas pelos professores.
Entretanto, o jogo sobre as capitais dos países da América do Sul não possui boas ferramentas de estímulo a construção do conhecimento. Observei que o aluno pode ir clicando em todas as capitais até acertar a que foi solicitada, com um feedback fraco sobre os erros cometidos.
O restante está perfeito, aliás, como sempre.
Beijos,
Tatiana Castellar