quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente - 05 de junho


Várias são as causas que confirmam os problemas que o meio ambiente vem enfrentando. Consequencias como alterações significativas do clima, extinção de animais, aquecimento global oriundas do desmatamento desenfreado, das queimadas em excesso saltam aos olhos de todos. Não se pode esquecer da água que tem possibilidade de se tornar escassa.


A ÁGUA é um bem precioso e cada vez mais tema de debates no mundo todo. O uso irracional e a poluição de fontes importantes (rios e lagos), podem ocasionar a falta de água doce muito em breve, caso nenhuma providência seja tomada.

As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O homem tem causado todo este prejuízo à natureza, por meio dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

Um exemplo de rio que sofre a poluição de detritos diversos é o RIO PARAÍBA DO SUL que atravessa o município de Campos dos Goytacazes - RJ. Formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, fazendo um percurso total de 1.120 km, até a foz em Atafona, no Norte Fluminense. A bacia do rio Paraíba do Sul estende-se pelo território de três estados - São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - e é considerada, em superfície, uma das três maiores bacias hidrográficas secundárias do Brasil, abrangendo uma área aproximada de 57.000 km².

No Estado do Rio de Janeiro, o rio Paraíba percorre 37 municípios, numa extensão de 500 km, praticamente quase a metade do território do Estado. Sua importância estratégica para a população fluminense pode ser avaliada pelo fato de que o rio Paraíba do Sul é a única fonte de abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas, incluindo 85% dos habitantes da Região Metropolitana, localizada fora da bacia, seja por meio de captação direta para as localidades ribeirinhas, seja por meio do rio Guandu, que recebe o desvio das águas do rio Paraíba para aproveitamento hidrelétrico.

Ao mesmo tempo, a bacia do rio Paraíba do Sul é especialmente sujeita a acidentes, não só pela expressiva concentração de indústrias de grande potencial poluidor, como pela densa malha rodo-ferroviária, com intenso movimento de cargas perigosas que trafegam pelas rodovias Presidente Dutra (Rio-São Paulo) e BR-040 (Rio-Juiz de Fora), e acidentes ocorridos em outros estados que chegam até o Paraíba através de seus rios afluentes.

A ocorrência de desmatamentos nas margens na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul é o principal processo responsável pelo assoreamento. A vegetação da bacia do rio Paraíba do Sul encontra-se bastante alterada devido às diversas formas de ocupação e uso do solo, que resultaram em processos de erosão e assoreamento do rio.

Atualmente, a mais notória e prejudicial fonte de poluição da bacia do rio Paraíba do Sul são os efluentes domésticos e os resíduos sólidos oriundos das cidades de médio e grande porte localizadas às margens do rio. A única ação capaz de reverter esta situação é a implantação de estações de tratamento de esgotos e construção de aterros sanitários e usinas de beneficiamento de lixo domiciliar.



Ao Paraíba do Sul

Já fui de águas claras (significado primitivo)
Hoje tenho a cor do murmúrio
de Agonia e Vida
tenho o tamanho das cidades que banho.
Estou sujo,
mas me lavo toda vez que corro pro mar.
Sou belo!?
Depende de como me vêem.
Sou feio!?
Depende do que fazem comigo.
Sou raso
Sou fundo
Depende das águas que me tiram.
Sou do tamanho de um gigante
de São Paulo a São João da Barra.
rasgo montanhas,
desço montanhas,
corto vales,
dou de beber,
dou de comer,
e por fim,
vou ao encontro do mar
lá no Pontal de Atafona
onde descanso minhas águas
saudoso do tempo em que na língua dos Goytacazes
fui denominado Rio de Águas Claras.


(Poesia escrita por Rui Outeiro Costa)
(Professor de História dessa unidade escolar)

postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...