domingo, 21 de junho de 2009

Inverno - De 21 de junho a 22 de setembro

Do latim, hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal, o inverno está associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso. Estação que sucede o outono e antecede a primavera.

Começou oficialmente neste domingo (21/06/2009), no Hemisfério Sul, a parte do planeta em que fica o Brasil, mais exatamente às 2h 45min da madrugada, a estação mais fria do ano - o inverno - que só termina no dia 22 de setembro, às 18h 18min. Enquanto isso, quem mora no Hemisfério Norte, como os Estados Unidos e os países da Europa, vai aproveitar o verão.

Esse fenômeno é chamado solstício e indica quando o Sol está nos dois extremos: no ponto máximo ao Norte (Trópico de Câncer) ou no ponto máximo ao Sul (Trópico de Capricórnio). Isso significa que um hemisfério do planeta recebe mais calor e, assim, começa o verão, onde ocorre o dia mais longo do ano (com maior período de claridade). Enquanto isso, o outro recebe menos luz e lá inicia o inverno, com a noite mais longa (maior período de escuridão).

Como vai ser o inverno em 2009?



O inverno é a estação mais fria do ano. Os dias são curtos e por isso escurece mais cedo. A previsão da meteorologia para esse ano é de temperaturas mais baixas do que durante a mesma época de 2008. A baixa umidade relativa do ar é o principal problema da estação. Chuvas devem ocorrer somente durante a passagem de frentes frias pelo Sudeste. Os dias mais críticos estão previstos para o fim de julho até a metade de agosto.

A falta de chuva na estação piora bastante a qualidade do ar. Um evento importante e bastante comum nesta época do ano é a inversão térmica, que favorece a concentração de poluentes nas proximidades do solo.

As consequências são o aumento na incidência de doenças respiratórias. De forma geral, as pessoas sofrem com incômodo na visão e garganta seca. A recomendação é para que se beba bastante água.

As estações do ano e o aquecimento global

É de conhecimento de todos que toda estação do ano tem dia e hora marcada para começar. Entretanto, o que se tem observado nos últimos tempos é o frio se espalhando por todas as estações, tal como o calor. Será que o tempo está ficando louco? Um novo estudo da Universidade da Califórnia e de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que até as estações do ano já foram afetadas pelas mudanças climáticas, em decorrência do aquecimento global. Agora, elas chegam dois dias mais cedo em relação à data em que começavam há 50 anos. O pico de calor do verão – e de frio do inverno – também estão dois dias adiantados.

A causa da mudança seria o aquecimento anormal dos meses do ano. Cada um deles vem esquentando a uma taxa diferente e, por isso, tem mudado o calendário da natureza. Daí, os botões das flores aparecerem antes da época, os pássaros migrarem antes do tempo esperado e as geleiras começarem a derreter mais cedo. A diferença de temperatura entre o verão e o inverno também diminui.

Impacto do Aquecimento Global no Organismo





Fontes:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm
http://www.coladaweb.com/geografia/global.htm
http://diarinho.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=13&id=5751008&titulo=Frio+chega+hoje+as+2h45!
http://setecidades.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=1&id=5751057&titulo=Inverno+tera+temperaturas+mais+baixas+que+em+2008
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/06/20/04023572C8A94346.jhtm?inverno-comeca-neste-domingo-em-todo-brasil-04023572C8A94346
http://www.youtube.com/watch?v=YlPVfgLqFyI

postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...