segunda-feira, 27 de julho de 2009

Recesso Escolar!



Descansar é fundamental!


Consultando o dicionário, encontra-se a palavra descansar como livrar de fadiga, de trabalho, apoiar, assentar sobre alguma coisa.


O monge vietnamita Thich Nhat Hanh conta no livro A Essência dos Ensinamentos de Buda (ed. Rocco) uma história zen em que um homem passa cavalgando muito rápido por uma estrada.


Outro homem, parado na beira do caminho, pergunta para onde ele está indo com tanta pressa: “Não sei, pergunte ao cavalo”. O cavalo, explica o monge, é a força de nossos costumes, que nos puxa. “Estamos sempre correndo e isso já se tornou um hábito”, diz ele.


“Tomamos uma xícara de chá sem aproveitar o sabor. Sentamo-nos com a pessoa que amamos, mas não percebemos que ela está ali. Estamos sempre em outro lugar, pensando no passado ou no futuro.”


Dar uma pausa na loucura é fundamental para regenerar os tecidos do corpo. Mas para isso é preciso aprender a relaxar todos os dias, não só nas férias. Para Thich Nhat Hanh, aquietar a mente é mais importante...


A maior limpeza que podemos fazer internamente é mudar o jeito como nos relacionamos com a vida, com as pessoas e com o relógio, principalmente. No livro Para Viver em Paz (editora Vozes), Thich Nhat Hanh lembra que lutar contra o tempo só exaure.


Então, pense que não há o tempo do trabalho, o do trânsito, o dos filhos, mas que esse tempo é todo seu, porque é a sua vida e você estará experimentando cada minuto dele.


Assim, você não se mata agora para descansar e ser feliz no fim – o mais sábio é parar de correr atrás desse futuro idealizado e aprender a cansar e descansar aqui e agora, no presente.


Descanse bastante nos próximos dias e tenha um ótimo recesso!!


Fontes:
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...