domingo, 12 de julho de 2009

DIA MUNDIAL DO ROCK

Origem do rock


Celebrado sempre no dia 13 de julho, desde 1985 - época em que aconteceu o festival beneficente Live Aid, na Inglaterra e nos Estados Unidos, este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950). Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.

A década de 1950 representa a fase inicial do rock, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lançou o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley, unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.




Rock no Brasil

Numa época em que a Bossa Nova predominava, o rock desembarcou no Brasil no início da década de 1960. Os primeiros sucessos de rock genuinamente brasileiros foram "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido", da cantora Celly Campelo. Ainda nos anos sessenta, surgiu a Jovem Guarda, primeiro movimento do rock no país e de sucesso entre boa parte da juventude brasileira. Inspirado nas letras românticas e no ritmo acelerado padrão nos EUA, o gênero se popularizou em terras brasileiras através de cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.




No final da década, o grupo Mutantes misturou o rock à diversidade da música brasileira. Foram também os primeiros a serem conhecidos no exterior. Décadas mais tarde, seriam redescobertos e mais cultuados internacionalmente. Na virada para a década de 1970, surge no cenário rock brasileiro nomes como Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados.

Na década seguinte, o rock brasileiro seguiu um caminho com uma temática mais urbana e cotidiana. Entre os principais destaques comerciais, estavam bandas como RPM, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso. Na virada daquela década, a banda brasileira Sepultura - apesar de não estar ligada ao cenário rock do país - se torna um dos principais nomes do heavy metal no Brasil e de destaque no mundo.




Nos anos 90, outros ritmos e estilos ganharam espaço na mídia nacional, obscurecendo ótimos grupos de rock´n´roll que surgiram no país. Devagar e sempre, o rock continuou a desenvolver-se por aqui, chegando até mesmo a ter representantes do black e death metal brasileiro, que já são conhecidos no mundo todo. No Brasil, vale destacar ainda Pitty, Shaman, Hangar, Korzus, Tuatha de Dannan, Hibria, Torture Squad, Eterna entre outras que estão se destacando no cenário do rock nacional. Mesmo tendo voltado à condição de underground, que sempre lhe foi característica, o rock continua forte em todo o país, onde encontra apoio dos fãs e da mídia especializada.


Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock


http://www.estadao.com.br/noticias


http://www.suapesquisa.com/rock

Postado por

Kátia Monique Lemos Mothé

Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...