ATIVIDADE 1
Atividade: Pré-História (Paleolítico e Neolítico) - Cruzadinha
Data de Realização: 12/05/2009
Disciplina: História
Professora: Alessandra de Almeida Vidal
Série: 6º ano de escolaridade
Turma: 602
Programas Utilizados: Internet, Power Point e Excel
Objetivos:
- Diferenciar o período paleolítico do neolítico.
- Reconhecer a importância do surgimento do fogo para a humanidade.
- Identificar o aparecimento da agricultura na idade da pedra polida, quando o homem se fixa na terra.
Desenvolvimento: Previamente, a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA pesquisou na internet, encontrando um material em power point sobre o tema. Na data prevista da aula, após a apresentação dos slides, a professora da turma destacou os pontos importantes dos períodos paleolítico e neolítico, enfatizando o surgimento do fogo, da agricultura e dos metais. Em seguida, os alunos preencheram, no excel, uma cruzadinha abordando o assunto. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
-Apresentação do Power Point
Atividade: Pré-História (Paleolítico e Neolítico) - Cruzadinha
Data de Realização: 12/05/2009
Disciplina: História
Professora: Alessandra de Almeida Vidal
Série: 6º ano de escolaridade
Turma: 602
Programas Utilizados: Internet, Power Point e Excel
Objetivos:
- Diferenciar o período paleolítico do neolítico.
- Reconhecer a importância do surgimento do fogo para a humanidade.
- Identificar o aparecimento da agricultura na idade da pedra polida, quando o homem se fixa na terra.
Desenvolvimento: Previamente, a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA pesquisou na internet, encontrando um material em power point sobre o tema. Na data prevista da aula, após a apresentação dos slides, a professora da turma destacou os pontos importantes dos períodos paleolítico e neolítico, enfatizando o surgimento do fogo, da agricultura e dos metais. Em seguida, os alunos preencheram, no excel, uma cruzadinha abordando o assunto. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
-Apresentação do Power Point
-Atividade no Excel
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Oi Kátia,
ResponderExcluirVou repetir uma parte do comentário que deixei na atividade da Vera, porque ela também se aplica à você.
É muito bom ver a qualidade das atividades elaboradas por vocês do 29 de Maio. É assim que sabemos que, apesar das dificuldades, estamos no caminho certo, acreditando no trabalho dos professores de informática educativa, que se mostra a cada semana melhor.
Quanto as atividades, utilizar os recursos do Power Point para introduzir um conteúdo é uma excelente forma de despertar o interesse e a atenção dos alunos. E mais importante é propor uma atividade ainda no laboratório, para fixar o conteúdo trabalhado, como a cruzadinha no Excel. O uso de tirinhas é uma maneira divertida de interpretar textos e o hiperlink para o Word visando concretizar as situações problema proposta na apresentação de slides, contribui para o aprimoramento dos educandos nos recursos dos softwares trabalhados.
Continue assim.
Beijos,
Tatiana Castellar
Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação