domingo, 13 de setembro de 2009

Kátia Monique Lemos Mothé (08/09/2009 a 11/09/2009)

ATIVIDADE 1

Atividade: Revista Informativa sobre Higiene e Saúde
Datas de Realização: 20/05/2009, 27/05/2009 e 03/06/2009
Projeto: Laboratório de Ciências
Professora: Suzana Maria Santos de Oliveira
Ano: 2º ano de escolaridade
Turma: 206
Programas Utilizados: Internet e Power Point

Objetivos:
-Conscientizar sobre a importância da higiene com o corpo para preservar a saúde.
-Montar, utilizando as ferramentas do Power Point, uma revista informativa sugerindo dicas para uma vida saudável.

Desenvolvimento:
Primeiramente, os alunos acessaram o site www.atividadeseducativas.com.br na qual, acompanhados da explicação da professora do Laboratório de Ciências, tiveram oportunidade de conhecer os sintomas, o tratamento, a prevenção contra a dengue e realizar uma atividade lúdica sobre o mosquito Aedes Aegypti. Em seguida, para enfatizar a higiene que o homem deve ter com o próprio corpo, a turma assistiu a um vídeo a respeito de Ascaris Lumbricoides no site http://www.rived.mec.gov.br/. Em outro momento, acessaram novamente o site http://www.atividadeseducativas.com.br/ para assistirem a um vídeo dividido em 10 etapas, denominado Dr. Dentuço, contendo o assunto higiene bucal para uma boa saúde. Entre as etapas, a professora do Laboratório de Ciências ressaltou a importância da escovação dos dentes. Num terceiro momento, cada dupla de alunos produziu, no Power Point, as páginas da revista informativa abordando dicas de higiene para uma vida saudável. Posteriormente, a professora do Laboratório de Informática Educativa, apenas ajustando a formatação, reuniu todas as páginas e montou a revista. Ressalte-se que os textos são de autoria dos alunos e que as imagens foram por eles pesquisadas na Internet. Para enriquecer mais ainda a produção da turma, a professora do Laboratório de Informática Educativa inseriu páginas contendo cruzadinhas, labirintos e caça-palavras abordando o assunto em tela, com o intuito de verificar a aprendizagem do tema trabalhado. A professora da turma está utilizando a revista para leitura em sala de aula. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

-Atividade on line - Dengue
Os alunos clicaram os itens e leram sobre os sintomas, o tratamento, a prevenção e a atividade lúdica para compreensão do assunto.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=408

-Vídeo - Ascaris Lumbricoides
Os alunos assistiram ao vídeo que não só mostrou que a falta de higiene causa a contaminação desse verme como também informou as dicas de higiene para uma boa saúde.
http://rived.mec.gov.br/logacesso.php?caminho=http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/Lombriga/Lombriga.exe&flatipoacesso=visualizacao&codobjeto=133

-Atividade on line - Dr. Dentuço
Os alunos assistiram ao vídeo sobre escovação dos dentes.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=saúde&pagina=1

-Atividade no Power Point - Revista Informativa (Higiene e Saúde - Dicas para uma vida saudável)
Os alunos produziram as páginas no Power Point


-Atividade no Power Point - Folheando a Revista Informativa

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Um comentário:

  1. Nossa! Parabéns Kátia! Que atividade bacana, bem elaborada, objetiva, de acordo com a realidade do ano escolar que a produziu. Adorei o recadinho da turma 303, é assim que podemos ter a certeza de que estamos realizando um trabalho agradável, de qualidade e eficaz! Muito bom poder contar com profissionais como vocês do 29 de Maio!

    Um abraço
    Tatiana Maciel
    Coord. de Tecnologia Aplicada à Educação

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...