domingo, 20 de setembro de 2009

Dia da Árvore - 21 de setembro



Histórico sobre o Dia da Árvore

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.

No Brasil, em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Por que é importante ter muitas árvores no Planeta Terra?

Já parou para pensar alguma vez, e se perguntar? Árvore genealógica, árvore da vida? Por que a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas.

Além de ornamentar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. A beleza de seus galhos com arbustos proporcionam ar limpo e sombra fresca, porque mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição, uma vez que, por meio da fotossíntese, absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigênio para o homem.

A fotossíntese

Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química.
Nas plantas verdes, a fotossíntese aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono (o CO2), água e minerais em compostos orgânicos e oxigénio.
Este processo é essencial para a manutenção de todas a formas de vida existentes na Terra. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação empírica:

CO2 + H2O + Energia luminosa =====> [CH2O] + O2 + H2O

As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam.

Outro fator importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como recomendadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim

Conheça mais sobre algumas espécies de árvores brasileiras

Aroeira
Nativa do Brasil, Aroeira é o nome popular de diversas árvores da família Anacardiaceae. Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular.

Cajueiro
Também da família Anacardiaceae, seu nome científico é Anacardium Occidentale. É uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura.

Cedro
O Cedro é uma árvore da família Pinaceae que pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas.

Jacarandá
É uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae. A Jacarandá é utilizada na fabricação de artigos de luxo, como pianos e outros instrumentos musicais.

Jatobá
É uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileiras. Seu nome científico é Hymeneae Courbaril. As Jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro
É uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais. Seu nome científico é Zyziphus Joazeiro.

Pau-Brasil
Árvore que deu nome ao Brasil, é originária do mesmo país. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil.

Pinus
É uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil. Pinus é o gênero de diversas árvores pertencentes à família Pinaceae. No total, são aproximadamente 150 espécies desta família.

Sapucaia
É uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura. Seu nome científico é Lecythis Ollaria, da família Lecythidaceae.

Seringueira
É originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Pertence a família das Hevea Brasiliensis. A Seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex - matéria-prima da borracha.

Umbuzeiro
Seu nome científico é Spondias Tuberosa. O Umbuzeiro ou Imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. "Ymbu" significa "água que dá para beber", graças à retenção de água em suas raízes.

ADIVINHAÇÃO

Hoje é o dia da árvore,
Colegas do coração,
E eu vou dar a vocês
Uma boa adivinhação:
Em casa tenho uma árvore
Plantada no meu quintal,
Que dá uma fruta linda,
Como outra não há igual.
De ouro é a sua casca
E nasce em pencas, podem crer.
Tão boa, nem tem caroço...
Tudo é para se comer...
Não há quem não goste dela,
Nem menino, nem menina,
E o doutor sempre diz
Que tem muita vitamina.
Não adivinham, pois não?
A árvore é bem brasileira!
Ah! vou dizer-lhes então:
Bananeira! Bananeira!

Magdalena Léa

Desmatamentos e Queimadas

Infelizmente, grande parte dessas árvores estão sendo maltratadas, queimadas. Constantemente, ocorrem desmatamentos.

Confundidas frequentemente com incêndios florestais, as queimadas são também associadas ao desmatamento. Na realidade, mais de 95% delas ocorrem em áreas já desmatadas, caracterizadas como queimadas agrícolas.

Os agricultores queimam resíduos de colheita para combater pragas, como as provocadas pelo bicudo do algodão, para reduzir as populações de carrapatos ou para renovar as pastagens.

O fogo também é utilizado para limpar algumas lavouras e facilitar a colheita, como no caso da cana-de-açúcar, cuja palha é queimada antes da safra. Áreas de pastagem extensiva, como os cerrados, também são queimadas por agricultores e pecuaristas.

As queimadas causam poluição do ar atingindo não só o solo matando inclusive espécies da fauna e da flora como também desenvolvem problemas respiratórios nas pessoas.

O desmatamento e a queimada crescem, em grande escala, pelo mundo e órgãos de proteção ao meio ambiente lutam para acabar definitivamente com esse tipo de prática.

Queimadas em plantações de cana


Matéria exibida no Bom dia Brasil, Rede Globo, em 15/09/2009

A cada ano que passa, maiores são as discussões sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. A natureza dá seus recados e mostra o quanto já foi possível se auto-renovar. Hoje, percebe-se que há muito o que ser feito e que depende somente do homem, para reverter alguns quadros críticos de destruição do meio ambiente.

Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Savanas, Desertos, Pântanos... Todos estes espaços têm vida no planeta. Por menor que seja o ser vivo, ele faz parte de uma cadeia gigantesca de necessidades vitais para a sobrevivência de outros seres que provém a oportunidade de vida na Terra.

O ser humano, como maior responsável pelas ações de progresso no planeta e como maior beneficiário dos recursos naturais, tem obrigação por manter o nosso ambiente habitável pelo maior tempo possível.

Desmatamento pode acabar com o cerrado em 20 anos


Matéria exibida no Jornal das Dez, Rede Globo, em 11/09/2009

Crimes Ambientais

São considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Enquadram-se nesses casos:
•Tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para ocupação humana.
•Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população.
•Causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade.
•Dificultar ou impedir o uso público das praias.
•Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos.
•Deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

É certo de que tais condutas ilícitas que vêm sendo praticadas pelo homem estão atingindo, de maneira esmagadora, o meio ambiente. E este não está inerte! Nos últimos tempos, as catástrofes têm aumentado sistematicamente, tanto em quantidade como em intensidade.

Terremotos, furacões, erupções e inundações se superpõem continuamente no mundo todo com uma freqüência cada vez maior. Por que será? A natureza está respondendo aos descasos do homem com a fauna e com a flora. E tal reação vem consideravelmente causando prejuízos ao próprio homem.

Um dia vai voltar para você


Dicas para plantar uma árvore.

Plante árvores! Eduque da melhor maneira possível os que lhe cercam! Participe como voluntário em iniciativas, mesmo que elas sejam pequenas! Se um fizer um pouco, todos conseguirão altos resultados e a natureza vai agradecer!

O primeiro passo é verificar o local onde se deseja plantar para somente depois escolher o tipo de árvore.
•Verifique a exposição ao sol - algumas espécies se adapta melhor a sol pleno, outras pedem muita sombra.
•Observe a distância que a árvore pode ser plantada de muros e cercas.
•É importante tomar cuidado com calçadas - algumas árvores têm raízes que danificam o calçamento e asfaltos. Em alguns casos, o ideal é plantar árvores como Ipês, que as raízes crescem na vertical.
•Opte por fazer o plantio em períodos de pouco impacto térmico, como primavera ou outono.

Mais Informações...
http://www.arvoresbrasil.com.br/

Fonte:
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diaarvore2.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_%C3%81rvore
http://www.achetudoeregiao.com.br/arvores/arvores.htm
http://www.diadaarvore.org.br/ambiente/nossas-arvores.html
http://blogs.jovempan.uol.com.br/meioambiente/tag/desmatamento
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-desmatamento/quemadas-e-desmatamentos.php
http://video.globo.com
http://www.wwf.org.br/
http://www.youtube.com

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...