Atividade -Refletindo Sobre a Língua Portuguesa Data da realização -24/09/2009 Disciplina -Português Professora -Lídia Série -4º ano de escolaridade Turma -403 Programa utilizado -Power-Point
Objetivo -Desenvolver habilidades no uso do substantivo e do adjetivo.
Desenvolvimento - A professora da turma procurou pela professora de informática para que se realizasse uma revisão no uso dos substantivos e dos adjetivos, já que os alunos em função do retorno tardio as aulas no 3º bimestre estavam fazendo uma certa confusão com os assuntos em questão.
Foi então por mim elaborada uma aula para que fosse feita com eles uma pequena revisão.
A aula foi elaborada em sua maioria com textos para que não ficasse somente com palavras soltas.
Antes do início da mesma a professora sabatinou os alunos com perguntas para que fosse feita por eles uma recordação do assunto.
Em toda a aula houve supervisão e orientação da professora da turma.
Atividade 2 Atividade -Inclusão DigitalProfessora -LucianeAluna -Ana CarolinaData da realização -25/09/2009Programas utilizados -Power-Point Objetivo -Alfabetização passando de libras para a lingua portuguesa. Desenvolvimento -Esta aluna a Ana Carolina, já está se tornando sócia do laboratório. Para ela são elaboradas atividades de português e matemática para que sua alfabetização ocorra o mais rápido possível e de forma prazerosa. Sua professora está sempre em contato comigo para que seja elaborada alguma atividade interessante. Procuro sempre usar a linguagem dos sinais para sua maior compreensão, e uso também o nosso alfabeto para que ela se familiarize ao máximo com ele. A atividade a seguir fala das cores, dos números e das palavras. Foi feita uma integração com ciências para que se abordasse o tema higiene pessoal.Segue a atividade .
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol. Tal jogo desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso.
O xadrezestimula a atividade intelectual, motiva a concentração e a habilidade de crianças e jovens durante seu crescimento.
O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar.
No xadrez, o aluno aprende a formular e, posteriormente, concretizar planos no tabuleiro que contribuem significativamente para tomada e execução de decisões num jogo de suma importância, o jogo da vida.
Tendo o conhecimento da real importância do jogo xadrez, no sentido de despertar no aluno a concentração, a habilidade e o raciocínio lógico, o CENTRO EDUCACIONAL 29 DE MAIO iniciou, hoje, 29/09/2009, um TORNEIO DE XADREZ.
Dividiu-se a competição em dois grupos: -alunos de até 14 anos; -alunos de até 18 anos
Estão a frente desse evento, os professores de Educação Física:
-Josimar Santana;
-Jorge Aquiles.
Observou-se, nesse primeiro dia, bastante envolvimento dos alunos.
Agora, é aguardar para saber quem vai dar o xeque-mate!
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Educação no Trânsito Data de Realização: 23/09/2009 Disciplina: Geografia Professora: Regimara dos Santos Brandão Série: 5º ano de escolaridade Turma: 502 Programa Utilizado: Internet
Objetivos: - Orientar os alunos sobre as regras de trânsito, principalmente para o pedestre. - Conscientizar os alunos da importância de se praticá-las no cotidiano.
Desenvolvimento: Utilizando o site www.atividadeseducativas.com.br, inicialmente, os alunos acessaram dois links “Cartilha do Detran Júnior” e “Pequenos Pedestres e Grandes Cidadãos”, em que tiveram a oportunidade de, em forma de dicas e história em quadrinhos, conhecerem as regras de trânsito para o pedestre. Após a leitura dessas histórias, a professora da turma destacou os pontos mais importantes do assunto. Em seguida, ainda nesse site, a turma realizou on line as atividades “Quiz sobre o Trânsito” e "Segurança no Trânsito”, onde os alunos puderam, por meio de situações cotidianas ilustradas, praticar o tema desenvolvido. Abaixo, constam os sites com links para as atividades trabalhadas a respeito desse assunto.
-Situações contextualizadas – Segurança no Trânsito Em cada questão proposta, os alunos observaram três cenas de trânsito com pedestre, para, em seguida, marcar a opção correspondente a pergunta feita. http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2641
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Núcleo Celular (Estrutura e Modificações Genéticas)
Data de Realização: 22/09/2009
Disciplina: Biologia
Professora: Therezinha de Jesus Martins Bohrer
Ano: 1º ano do Ensino Médio
Turma: 1001
Programas Utilizados: Vídeo e Internet (mediante o blog da escola)
Objetivos:
-Identificar os componentes do núcleo.
-Analisar a estrutura do material genético.
-Observar que, por meio da tecnologia, o homem vem realizando as modificações genéticas.
-Analisar as questões relativas à saúde do homem quando se trata de alimentos transgênicos e também as questões éticas, morais no contexto da clonagem, sobretudo a humana.
Desenvolvimento:
A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, pesquisou sites e vídeos os quais os alunos pudessem realizar a pesquisa sobre o assunto acima mencionado. Na data prevista da aula, inicialmente, a turma assistiu aos vídeos “Projeto Genoma Humano” e “Vida em Laboratório”. Em seguida, a professora da turma abordou o tema levantando os pontos mais importantes, solicitando, inclusive, pesquisa na internet a respeito do assunto em tela. Os alunos realizaram a pesquisa acessando o blog da escola onde constam alguns sites educativos. Ressalte-se que, durante a pesquisa, a professora da turma destacou não só as modificações genéticas como também as questões éticas, morais e de saúde para o homem. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Atividade: Adedonha Data de Realização: 09/05/2009 Disciplina: Português Professoras: Daiana, Karina e Flávia Ano: 2º ano de escolaridade Turmas: 204, 206 e 207 Programas Utilizados: Excel
Objetivo: -Escrever corretamente palavras referentes a nome de pessoa, de fruta e de animal que comecem com a letra sorteada.
Desenvolvimento: Aderindo à sugestão do blog do DID (Departamento de Inclusão Digital), a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA ofereceu a atividade Adedonha aos professores do 2º ano de escolaridade. Então, previamente, montou, no Excel, o material que foi trabalhado com os alunos. Na data prevista da aula, primeiramente, a professora da turma dividiu-a em dois grupos: A e B. Em seguida, escolheu dois alunos, um de cada equipe, para sortear a letra. Os alunos arrastaram a letra escolhida para a tabela e preencherem-na com o nome de pessoa, de fruta e de animal. Para palavra repetida, cada grupo recebeu 5 pontos, caso contrário, 10 pontos. Assim aconteceu por três vezes. Abaixo consta a atividade.
-Atividade no Excel
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
A primavera é uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.
É um período em que a natureza fica bela, presenteando o homem com flores coloridas e perfumadas. O florescimento representa o início da reprodução de muitas espécies de plantas.
Flores que se destacam na primavera: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite.
Deixar o carro em casa, ir ao trabalho de ônibus ou de carona.
Ir á escola a pé ou de bicicleta.
Ir às compras, da mesma maneira.
Esta é a proposta para ser adotada hoje dia 22 de setembro, quando se comemora o “Dia Mundial sem Carro”.
Neste dia, deve-se dar um descanso ao automóvel, deixá-lo na garagem.
Com isso estamos ajudando a natureza, poluindo menos.Para o“Dia Mundial sem Carro” , milhares de ambientalistas em mais de uma centena de países, irão às ruas para conscientizar a população sobre os efeitos nocivos causados pelo excessivo número de veíulos circulando diariamente nas ruas e propor alternativas para se reduzir o uso dos automotores.
Atividade -Inclusão Digital Professora -Luciane Aluna -Ana Carolina Data da realização -18/09/2009 Programas utilizados -Power-Point e Internet Objetivo -Alfabetização passando de libras para a lingua portuguesa.
Desenvolvimento - A professora procurou pela professora de informática para junto comigo formular uma aula para alfabetizar sua aluna. Após pesquisarmos por vários sites que abordavam o assunto de como trabalhar com libras na informática achamos vários sites e em um deles pude baixar no computador a fonte em libras e assim poder trabalhar com as duas escritas e ajudar nossa aluna a ser alfabetizada.E de tanto procurar encontramos várias atividades e uma delas eu preparei para Ana Carolina realizar. Ela adorou, ficou uma aula diferente e ela se saiu maravilhosamente bem.
Sites pesquisados. http://carinharte.blogspot.com/2009/04/atividades-em-libras.html http://carrosseldaaprendizagem.blogspot.com/2009/06/atividades-em-libras-para-criancas.html http://atividadeslibras.blogspot.com/2008/03/cruza-aumenta.html http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=educação-especial http://revistadiversidade.com.br/sitenovo/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=33Segue abaixo a atividade do dia.
Atividade -Números pares, ímpares e sequência numérica Data da realização -17/09/2009 Disciplina -Matemática Professora -Telma Turma -104 Programas utilizados -Power-Point Objetivos -Fixação de números pares e ímpares e recordando numeração através de uma sequência numérica.
Desenvolvimento -A professora foi ao laboratório de informática para que fosse produzida uma atividade com números pares e ímpares e com sequência numérica com alternância dos números para recordar pois os alunos se prolongaram nas férias por causa da gripe suína e a informática seria um aliado interessante para essa recordação.
A professora de informática preparou a aula usando gifs animados para a criança recordar o conteúdo e ao mesmo tempo prender sua atenção com os gifs.
A aula transcorreu em muita alegria e satisfação por conta dos alunos pois eles recordaram o conteúdo e ao mesmo tempo se encantavam com o visual.
Atividade -Sinais de Trânsito Data da realização -17/09/2009 Professora - Ivana Série -Classe de Alfabetização Turma - 103 Programas utilizados -Power-Point, Internet
Objetivos - Desenvolver habilidades para andar no trânsito. - Conscientizar da atitudes corretas a serem seguidas no trânsito.
Desenvolvimento- A professora da turma procurou a professora de informática para que fosse realizada uma atividade ensinando aos alunos sobre a sinalização no trânsito e as atitudes corretas a serem seguidas pelos mesmos. Foi feito pela professora de informática no power-point atividade com sinais de trânsito para reconhecimento dos mesmos, a forma correta de se observar um sinal na hora de atravessar a rua e de como andar corretamente dentro de um carro. Após a realização das tarefas e de responderem em conjunto as atitudes certas a serem tomadas os alunos foram até a internet no site atividades educativas e participaram de um joguinho falando das coisas erradas e corretas no trânsito.
Site - http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=educação-trânsito
O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.
Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.
No Brasil, em 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.
Por que é importante ter muitas árvores no Planeta Terra?
Já parou para pensar alguma vez, e se perguntar? Árvore genealógica, árvore da vida? Por que a natureza deu à arvore centenas e centenas de anos, e para os homens e outros animais, poucos anos de vida? Será que a natureza é incoerente ou inteligente!! Bem, não é difícil responder estas perguntas.
Além de ornamentar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. A beleza de seus galhos com arbustos proporcionam ar limpo e sombra fresca, porque mantêm a umidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição, uma vez que, por meio da fotossíntese, absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigênio para o homem.
A fotossíntese
Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas verdes e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química. Nas plantas verdes, a fotossíntese aproveita a energia da luz solar para converter dióxido de carbono (o CO2), água e minerais em compostos orgânicos e oxigénio. Este processo é essencial para a manutenção de todas a formas de vida existentes na Terra. A fotossíntese pode ser representada pela seguinte equação empírica:
CO2 + H2O + Energia luminosa =====> [CH2O] + O2 + H2O
As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens de rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam.
Outro fator importante é que muitos remédios podem ser feitos a partir das árvores. Para se ter uma ideia, um em cada quatro medicamentos utilizados pela indústria farmacêutica tem origem vegetal. Cerca de 70% das plantas classificadas pelo Instituto do Câncer dos Estados Unidos como recomendadas para o tratamento do câncer são encontradas exclusivamente nas florestas tropicais. Existem 1,4 mil espécies vegetais que podem servir para esse fim
Conheça mais sobre algumas espécies de árvores brasileiras
Aroeira Nativa do Brasil, Aroeira é o nome popular de diversas árvores da família Anacardiaceae. Alguns tipos de Aroeira são muito apreciados na culinária e outros servem para fazerem infusões na medicina popular. Cajueiro Também da família Anacardiaceae, seu nome científico é Anacardium Occidentale. É uma árvore nativa do norte e nordeste brasileiros e, em condições ideais, pode atingir até 20 metros de altura. Cedro O Cedro é uma árvore da família Pinaceae que pode chegar a até 30 metros de altura. É uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento muito acelerado, por isso é também utilizado para o reflorestamento destas áreas. Jacarandá É uma árvore nativa do Brasil, pertencente à família Fabaceae. A Jacarandá é utilizada na fabricação de artigos de luxo, como pianos e outros instrumentos musicais. Jatobá É uma árvore nativa da Amazônia e da Mata Atlântica brasileiras. Seu nome científico é Hymeneae Courbaril. As Jatobás chegam a ter 1 metro de diâmetro nos troncos e suas cascas são utilizadas para a produção de chás e vinhos. Juazeiro É uma árvore típica do nordeste brasileiro, com frutos ricos em vitamina C. O Juazeiro desperta grande interesse da indústria de cosméticos e seus nutrientes ainda são usados na fabricação de cremes dentais. Seu nome científico é Zyziphus Joazeiro. Pau-Brasil Árvore que deu nome ao Brasil, é originária do mesmo país. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata. Em 7 de Setembro de 1978, a Pau-Brasil foi declarada como Árvore Natural do Brasil. Pinus É uma árvore originária do hemisfério sul e, hoje, é comumente encontrada no sul e sudeste do Brasil. Pinus é o gênero de diversas árvores pertencentes à família Pinaceae. No total, são aproximadamente 150 espécies desta família. Sapucaia É uma árvore originária da floresta amazônica e da mata atlântica do Brasil e pode chegar a até 30 metros de altura. Seu nome científico é Lecythis Ollaria, da família Lecythidaceae. Seringueira É originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas. Pertence a família das Hevea Brasiliensis. A Seringueira teve grande importância para o desenvolvimento da região norte do país, a partir da extração do látex - matéria-prima da borracha. Umbuzeiro Seu nome científico é Spondias Tuberosa. O Umbuzeiro ou Imbuzeiro é originário do nordeste do Brasil e seu nome tem origem no tupi. "Ymbu" significa "água que dá para beber", graças à retenção de água em suas raízes.
ADIVINHAÇÃO
Hoje é o dia da árvore, Colegas do coração, E eu vou dar a vocês Uma boa adivinhação: Em casa tenho uma árvore Plantada no meu quintal, Que dá uma fruta linda, Como outra não há igual. De ouro é a sua casca E nasce em pencas, podem crer. Tão boa, nem tem caroço... Tudo é para se comer... Não há quem não goste dela, Nem menino, nem menina, E o doutor sempre diz Que tem muita vitamina. Não adivinham, pois não? A árvore é bem brasileira! Ah! vou dizer-lhes então: Bananeira! Bananeira!
Magdalena Léa
Desmatamentos e Queimadas
Infelizmente, grande parte dessas árvores estão sendo maltratadas, queimadas. Constantemente, ocorrem desmatamentos.
Confundidas frequentemente com incêndios florestais, as queimadas são também associadas ao desmatamento. Na realidade, mais de 95% delas ocorrem em áreas já desmatadas, caracterizadas como queimadas agrícolas.
Os agricultores queimam resíduos de colheita para combater pragas, como as provocadas pelo bicudo do algodão, para reduzir as populações de carrapatos ou para renovar as pastagens.
O fogo também é utilizado para limpar algumas lavouras e facilitar a colheita, como no caso da cana-de-açúcar, cuja palha é queimada antes da safra. Áreas de pastagem extensiva, como os cerrados, também são queimadas por agricultores e pecuaristas.
As queimadas causam poluição do ar atingindo não só o solo matando inclusive espécies da fauna e da flora como também desenvolvem problemas respiratórios nas pessoas.
O desmatamento e a queimada crescem, em grande escala, pelo mundo e órgãos de proteção ao meio ambiente lutam para acabar definitivamente com esse tipo de prática.
Queimadas em plantações de cana
Matéria exibida no Bom dia Brasil, Rede Globo, em 15/09/2009
A cada ano que passa, maiores são as discussões sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. A natureza dá seus recados e mostra o quanto já foi possível se auto-renovar. Hoje, percebe-se que há muito o que ser feito e que depende somente do homem, para reverter alguns quadros críticos de destruição do meio ambiente.
Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Savanas, Desertos, Pântanos... Todos estes espaços têm vida no planeta. Por menor que seja o ser vivo, ele faz parte de uma cadeia gigantesca de necessidades vitais para a sobrevivência de outros seres que provém a oportunidade de vida na Terra.
O ser humano, como maior responsável pelas ações de progresso no planeta e como maior beneficiário dos recursos naturais, tem obrigação por manter o nosso ambiente habitável pelo maior tempo possível.
Desmatamento pode acabar com o cerrado em 20 anos
Matéria exibida no Jornal das Dez, Rede Globo, em 11/09/2009
Crimes Ambientais
São considerados crimes ambientais toda e qualquer ação que causar poluição de qualquer natureza que resulte ou possa resultar em danos à saúde ou que provoque a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.
Enquadram-se nesses casos: •Tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para ocupação humana. •Causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população. •Causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma comunidade. •Dificultar ou impedir o uso público das praias. •Lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos. •Deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.
É certo de que tais condutas ilícitas que vêm sendo praticadas pelo homem estão atingindo, de maneira esmagadora, o meio ambiente. E este não está inerte! Nos últimos tempos, as catástrofes têm aumentado sistematicamente, tanto em quantidade como em intensidade.
Terremotos, furacões, erupções e inundações se superpõem continuamente no mundo todo com uma freqüência cada vez maior. Por que será? A natureza está respondendo aos descasos do homem com a fauna e com a flora. E tal reação vem consideravelmente causando prejuízos ao próprio homem.
Um dia vai voltar para você
Dicas para plantar uma árvore.
Plante árvores! Eduque da melhor maneira possível os que lhe cercam! Participe como voluntário em iniciativas, mesmo que elas sejam pequenas! Se um fizer um pouco, todos conseguirão altos resultados e a natureza vai agradecer!
O primeiro passo é verificar o local onde se deseja plantar para somente depois escolher o tipo de árvore. •Verifique a exposição ao sol - algumas espécies se adapta melhor a sol pleno, outras pedem muita sombra. •Observe a distância que a árvore pode ser plantada de muros e cercas. •É importante tomar cuidado com calçadas - algumas árvores têm raízes que danificam o calçamento e asfaltos. Em alguns casos, o ideal é plantar árvores como Ipês, que as raízes crescem na vertical. •Opte por fazer o plantio em períodos de pouco impacto térmico, como primavera ou outono.
Atividade: Montagem de slides sobre Desigualdade Social contendo um slogan e imagem. Data de Realização: 12/05/2009
Disciplina: Ética e Cidadania
Professora: Alessandra de Almeida Vidal
Série: 9º ano de escolaridade
Turma: 901
Programas Utilizados: Vídeo, Internet e Power Point
Objetivos:
-Desenvolver o senso crítico sobre questões sociais.
-Conscientizar sobre a importância de se conhecer e praticar os direitos humanos.
Desenvolvimento:
Primeiramente, os alunos assistiram a um vídeo sobre o tema, baixado anteriormente do site http://www.youtube.com/ pela professora do Laboratório de Informática Educativa. Em seguida, utilizando a internet e com a devida orientação da professora da turma, os alunos pesquisaram o tema, enfatizando a discriminação em relação ao deficiente físico e/ou mental, ao índio, aos idosos, aos portadores do vírus HIV, à raça negra. Em seguida, montaram, no Power Point, slides com imagens e slogan a respeito do assunto. Para enriquecer mais ainda a atividade dessa turma, posteriormente, a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, fazendo pequenos ajustes de formatação, reuniu os slides produzidos pelos próprios alunos no Movie Maker, inserindo, inclusive áudio. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Atividade: Verminoses Data de Realização: 01/07/2009 e 08/07/2009 Disciplina: Ciências Professora: Mayra Auxiliadora do Couto Guzzo Série: 7º ano de escolaridade Turma: 702 Programas Utilizados: Vídeo (Flash), Power Point e Internet
Objetivos: -Identificar os vermes. -Relacionar as formas de contágio dos vermes. -Conscientizar sobre a importância de se prevenir contra doenças causadas por vermes.
Desenvolvimento: Previamente, a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, mediante sugestão da professora da turma, baixou um vídeo do site rived.mec.gov.br. e, no power point, organizou a atividade. Na data prevista, inicialmente, os alunos assistiram ao vídeo sobre o verme Ascaris Lumbricoides. Durante a apresentação, a professora da turma destacou os pontos mais importantes. Posteriormente, a turma respondeu, no power point, as questões propostas, pesquisando na internet e ressaltando as formas de contágio e a profilaxia. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Atividade: Polinômios Data de Realização: 16/09/2009 Disciplina: Matemática Professora: Suely da Conceição Alves Ano: 8º ano de escolaridade Turmas: 801 e 802 Programa Utilizado: Power Point
Objetivos: -Aplicar a propriedade distributiva nas operações com polinômios. -Associar corretamente a idéia de termos semelhantes no estudo de polinômios.
Desenvolvimento: A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, organizou, no Power Point, as atividades sobre o tema. Na data prevista da aula, os alunos executaram-nas com a devida orientação da professora da turma. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
-Atividade no Power Point
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
A Vigilância Epidemiológica de Campos dos Goytacazes (RJ) registrou o óbito de uma puérpera de 20 anos (mulher que deu à luz nos últimos dias), que estava internada no Hospital Plantadores de Cana. Ela faleceu nesta sexta-feira (11/09/2009), às 15h30min. Este é mais um caso que havia sido notificado como suspeita de gripe suína, mas a morte pode estar ligada a complicações no parto. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, ela era hipertensa e teve complicações após o parto. Por isso, foi transferida para Campos.
Em 11/09/2009, 25 pessoas continuam internadas nos hospitais e clínicas da cidade de Campos dos Goytacazes (RJ): nove crianças, sendo quatro menores de 1 ano, três entre 1 e 5 anos e duas maiores de 5 anos; três gestantes e uma puérpera, internadas no Hospital Plantadores de Cana.
Até o momento, a secretaria de Saúde de Campos recebeu da Fiocruz os resultados de nove exames de pacientes com suspeita da gripe, sendo que sete foram positivos para o vírus H1N1, incluindo uma gestante, que faleceu no dia 6 de agosto.
Atividade: Revista Informativa sobre Higiene e Saúde Datas de Realização: 20/05/2009, 27/05/2009 e 03/06/2009 Projeto: Laboratório de Ciências Professora: Suzana Maria Santos de Oliveira Ano: 2º ano de escolaridade Turma: 206 Programas Utilizados: Internet e Power Point
Objetivos: -Conscientizar sobre a importância da higiene com o corpo para preservar a saúde. -Montar, utilizando as ferramentas do Power Point, uma revista informativa sugerindo dicas para uma vida saudável.
Desenvolvimento: Primeiramente, os alunos acessaram o site www.atividadeseducativas.com.br na qual, acompanhados da explicação da professora do Laboratório de Ciências, tiveram oportunidade de conhecer os sintomas, o tratamento, a prevenção contra a dengue e realizar uma atividade lúdica sobre o mosquito Aedes Aegypti. Em seguida, para enfatizar a higiene que o homem deve ter com o próprio corpo, a turma assistiu a um vídeo a respeito de Ascaris Lumbricoides no site http://www.rived.mec.gov.br/. Em outro momento, acessaram novamente o site http://www.atividadeseducativas.com.br/ para assistirem a um vídeo dividido em 10 etapas, denominado Dr. Dentuço, contendo o assunto higiene bucal para uma boa saúde. Entre as etapas, a professora do Laboratório de Ciências ressaltou a importância da escovação dos dentes. Num terceiro momento, cada dupla de alunos produziu, no Power Point, as páginas da revista informativa abordando dicas de higiene para uma vida saudável. Posteriormente, a professora do Laboratório de Informática Educativa, apenas ajustando a formatação, reuniu todas as páginas e montou a revista. Ressalte-se que os textos são de autoria dos alunos e que as imagens foram por eles pesquisadas na Internet. Para enriquecer mais ainda a produção da turma, a professora do Laboratório de Informática Educativa inseriu páginas contendo cruzadinhas, labirintos e caça-palavras abordando o assunto em tela, com o intuito de verificar a aprendizagem do tema trabalhado. A professora da turma está utilizando a revista para leitura em sala de aula. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.
Atividade: Cores e Números de 1 a 20 Datas de Realização: 24/03/2009 Disciplina: Inglês Professora: Maria de Fátima Ano: 6º ano de escolaridade Turmas: 601, 602 e 603 Programas Utilizados: Paint e Word
Objetivos: -Identificar os números por meio da escrita em inglês. -Montar uma legenda, escrevendo as cores no idioma inglês.
Desenvolvimento: A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, com a orientação da professora da turma, selecionou quatro imagens referentes às estações do ano, pintou parte delas e organizou um legenda relacionando a escrita de um número em inglês com a cor o qual deveria pintar o restante da imagem. Na data prevista da aula, primeiramente, os alunos escolheram a imagem que iriam trabalhar. Em seguida, abriram-na no Paint e pintaram o restante da imagem fazendo a leitura correta da legenda preparada anteriormente pelas professoras do Laboratório e da turma. Com a imagem pintada, os alunos montaram outra legenda relacionando a imagem de uma cor com a sua escrita em inglês. Posteriormente, levaram a atividade pronta para o Word onde digitaram os dados pessoais para identificação. Abaixo consta atividade em ordem de realização.
-Imagens preparadas pela professora do Laboratório de Informática Educativa com uma legenda relacionando a escrita do número em inglês com a cor que deve ser usada.
-Atividade realizada no Paint e que, em seguida, foi transferida para o Word, já com a montagem da legenda relacionando a cor usada com sua escrita em inglês.
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Potenciação Data de Realização: 31/03/2009 Disciplina: Matemática Professora: Suely da Conceição Alves Ano: 9º ano de escolaridade Turma: 901 Programa Utilizado: Power Point
Objetivos: -Aplicar a definição de potência, observando as demais operações matemáticas. -Utilizar a notação científica nas situações-problemas contextualizadas.
Desenvolvimento:
A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, organizou, no Power Point, as atividades sobre o tema. Na data prevista da aula, os alunos executaram-nas com a devida orientação da professora da turma. Abaixo, consta a atividade.
-Atividade no Power Point
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Vertebrados (Mamíferos, Aves, Anfíbios, Répteis e Peixes) Data de Realização: 23/06/2009 Disciplina: Biologia Professora: Therezinha de Jesus Martins Bohrer Ano: 2º ano do Ensino Médio Turma: 2001 Programas Utilizados: Power Point e Internet (blog da escola)
Objetivos: -Conhecer, de forma on line, um zoológico, sobretudo o seu funcionamento e os animais que ali habitam. -Identificar as características de cada grupo dos vertebrados. -Enumerar alguns representantes de cada grupo dos vertebrados.
Desenvolvimento: A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, organizou, no Power Point, as atividades sobre o tema com a orientação da professora da turma. Na data prevista da aula, os alunos responderam as atividades propostas no Power Point pesquisando o site do zoológico dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro http://www.zoologico.sp.gov.br, http://www.rio.rj.gov.br/riozoo. Também usaram o site http://www.suapesquisa.com. Os alunos utilizaram esses sites mediante acesso ao blog da escola no setor “sites interessantes” (lado direito do blog). Durante a realização das tarefas, a professora da turma ressaltou os pontos mais importantes de cada grupo de vertebrado. Abaixo, consta a atividade.
-Atividade no Power Point
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Problemas envolvendo as operações matemáticas adição e subtração. Data de Realização: 24/03/2009 Disciplina: Matemática Professora: Neide da Gama Melila Ano: 4º ano de escolaridade Turma: 401 Programas Utilizados: Power Point com gifs animados
Objetivos: -Estimular o raciocínio lógico mediante situações contextualizadas. -Reconhecer a operação matemática adequada para solução do problema proposto. -Calcular corretamente as operações matemáticas.
Desenvolvimento: A partir da sugestão da professora da turma, a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA montou, previamente, no Power Point, utilizando gifs animados, um material sobre o tema. Na data prevista da aula, os alunos solucionaram as cinco situações-problemas a respeito do assunto com a devida orientação da professora da turma. Nos slides 2, 6, 9, 12 e 13, estão as questões contextualizadas respondidas no próprio slide. Ao clicar na alternativa correta, os alunos foram para os slides, 3, 4, 7, 10 e 14, onde há uma frase de estímulo, “Parabéns!! Você acertou!!", caso contrário, foram para os slides 5, 8, 11 e 15, que mostram a frase “Tente novamente!!". Abaixo, consta a atividade.
-Atividade no Power Point
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Atividade: Seqüência Numérica e Contagem de 1 a 20 Data de Realização: 29/04/2009 Disciplina: Matemática Professora: Ivana Maria Zaccaro Noronha Ano: 1º ano de escolaridade Turma: 103 Programas Utilizados: Power Point (gifs animados) e Jogos on line
Objetivos: -Contar, por meio de situações contextualizadas, de 1 a 20. -Observar a sequência dos números de 1 a 20. -Identificar o número correspondente à quantidade de objetos. -Reconhecer a quantidade de objetos necessária para completar uma determinada quantidade.
Desenvolvimento: A professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, previamente, organizou, no Power Point, usando gifs animados, as atividades sobre o tema. Na data prevista da aula, os alunos solucionaram as questões propostas nos slides. No slide 2, foi feita uma simulação para que apenas dois peixinhos entre no aquário, totalizando 6, conforme solicitado na pergunta. Nos slides 5 e 6, os alunos realizaram duas atividades, de forma on line, clicando em um hiperlink de acesso ao site http://www.atividadeseducativas.com.br/. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização e os links das atividades on line.
-Atividade no Power Point – Imagens com gifs animados
-Atividades on line com hiperlink no Power Point Primeira atividade – Aquário Os alunos completaram a quantidade de peixinhos de acordo com a numeração pedida, clicando em adicionar. http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=459
Um dia diferente Pintado por gente Não identificada, Mas contente. Todos, nesse dia, são sadios. Amarguras, angústias, desânimos Não são importantes. Todos imponentes, Vestidos de cores variadas, Mas cores obrigatórias, de combinação Verde, amarelo, azul e branco. Não importa o tipo de dor. Hoje é dia do amor. Amor pelo sete, pelo nove e pelo 1822. Somos todos loucos. Somos loucos pela liberdade iniciada No dia 07 de setembro de 1822.
(Texto escrito por Rui Outeiro Costa) (Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)
Postado por Kátia Monique Lemos Mothé Laboratório de Informática Educativa
Em 7 de setembro de 1822, o Brasil livrou-se da condição de colônia, conquistando sua independência política. O movimento de independência foi o resultado de uma forte reação das camadas sociais mais abastadas, às pretensões e tentativas das Cortes de Lisboa de restabelecer o Pacto Colonial.
O "dia do Fico"
Pressionado pelas Cortes de Lisboa para regressar à Portugal, D. Pedro recebeu, em janeiro de 1822, uma petição com 8 mil assinaturas solicitando a sua permanência. Sua decisão foi tomada com base numa frase célebre: "Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico", que deu origem ao chamado "dia do Fico". A decisão expressou publicamente a adesão do regente à causa brasileira.
A partir de então, sucederam-se os atritos políticos com as Cortes de Lisboa. Ministros portugueses pediram demissão. Formou-se um novo ministério, e José Bonifácio de Andrada e Silva foi nomeado ministro do Reino e Negócios Estrangeiros. Em maio de 1822, o príncipe regente aceitou o título de Defensor Perpétuo do Brasil, oferecido pelo Senado da Câmara do Rio de Janeiro. Em junho, decidiu convocar uma Assembléia Constituinte. Em agosto, resolveu considerar inimigas as tropas portuguesas que eventualmente desembarcassem no Brasil.
"Independência ou Morte"
As Cortes de Lisboa elaboraram um decreto que anulava os poderes de D. Pedro. Este último acontecimento teve como consequência a declaração formal de independência do Brasil, proclamada por D. Pedro em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo: "É tempo (...) independência ou morte (...) Estamos separados de Portugal".
D. Pedro I - Imperador do Brasil
Nasceu no palácio de Queluz, Portugal, em 12-10-1798. Filho de D. João VI e dona Carlota Joaquina. Veio para o Brasil com toda a Família Real, devido a invasão de Napoleão contra Portugal. Aos 18 anos casou-se com dona Maria Leopoldina, arquiduquesa d’Áustria, Em 1821 D. João voltou a Portugal deixando D. Pedro regendo o Brasil.
No dia 12 de outubro de 1822, D. Pedro foi proclamado Imperador do Brasil, sendo a cerimônia de coroação realizada a 1º de dezembro. As tropas portuguesas percebendo sua derrota, retornaram à Lisboa. Iniciavam-se o Império e o Primeiro reinado.
Apesar de possuir idéias liberais, seus primeiros atos como imperador foram contraditórios: demitiu um dos maiores articuladores da proclamação da independência, José Bonifácio de Andrade e Silva, e dissolveu a Assembléia Constituinte. A nova Constituição foi elaborada em 1824 por um Conselho de Estado indicado pelo novo imperador.
Hino da Independência do Brasil
Quem o compôs foi o fluminense Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (1799-1837), que era livreiro, jornalista, político e poeta. A maior parte da composição que se inicia com os versos "Já podeis da pátria filhos" é anterior ao grito do Ipiranga e data de agosto de 1822. Sendo um amante das artes musicais, D. Pedro I, em 1824, afeiçoou-se pelos versos de Evaristo da Veiga e resolveu compor ele mesmo uma música para o poema, criando assim aquele que se tornaria o Hino da Independência. Não se sabe ao certo a data em que foi composta, mas a melodia de dom Pedro passou a substituir a de Marcos Portugal, oficialmente, em 1824.
Ouça e cante o hino da independência do Brasil!
Museu do Ipiranga - São Paulo/Brasil
O arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi foi contratado em 1884 para realizar o projeto de um monumento-edifício no local onde aconteceu o evento histórico da Independência do Brasil, embora já existisse esta idéia desde aquele episódio.
O edifício tem 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade com uma profusão de elementos decorativos e ornamentais. As obras encerraram-se em 15 de novembro de 1890, no primeiro aniversário da República. Cinco anos mais tarde, foi criado o Museu de Ciências Naturais, que se transformou no Museu Paulista.
O Museu Paulista tem em seu acervo de mais de 125 mil artigos do século XVI até meados do século XX, que servem para a compreensão da sociedade brasileira, com especial concentração na história de São Paulo.