sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bullying: muito além de uma brincadeira sem graça


O Serviço Social Escolar contribui com os docentes levando informação, orientação e apoio aos alunos. Nessa unidade escolar, na turma 504 em que a docente Mariângela atua, foi trabalhado o tema Bullying.

Na ocasião, diferenças e preconceitos foram abordados, utilizando o texto acima que conta a história de Azul, uma menininha. Tal questão levou os alunos a refletir sobre certas atitudes que alguns têm, possibilitando melhor interação entre eles, o que, com certeza, propicia melhor aprendizagem.

Desenvolveu o tema, juntamente com a professora da tuma, a assistente social Rosana Mendes da Cruz.

O assunto Bullying, trabalhado nessa instituição escolar, tem sido, nos últimos tempos, muito debatido entre os profissionais da educação. Mas, afinal, o que é Bullying?

Observação: No vídeo abaixo, onde estiver a palavra "sentimento", leia-se "sentimentos".


Esse termo não tem um correspondente em português. Em inglês refere-se à atitude de um bully (valentão). Objeto de estudo pela primeira vez na Noruega, o Bullying é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém em desvantagem de poder, sem motivação aparente e que causa dor e humilhação a quem sofre. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, pedagoga pioneira no estudo do tema no país e autora de Bullying Escolar (Artmed). Segundo ela, o Bullying pode acontecer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.


Como prevenir o problema na escola?
Para evitar o Bullying, as escolas devem investir em prevenção e estimular a discussão aberta com todos os atores da cena escolar, incluindo pais e alunos.


Como a família pode ajudar?
Os pais devem estar alerta para o problema, seja o filho vítima ou agressor, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicológico.


Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-preciso-levar-serio-431385.shtml

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...