sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Homenagem ao Folclore de Campos dos Goytacazes - RJ

Na data de 22 de agosto, comemora-se o dia do Folclore.

Ordem na Cidade

Quem disse que um animal não espanta o outro?! Olha cara, eu vi e ninguém me contou. O lobisomem da baixada veio passear no centro da cidade, e quando passou na curva famosa da estrada do Farol de São Tomé, correu atrás de uma loura que seduzia as pessoas que passavam nesse local da qual ela se apropriou, não pagando nada pela posse da curva.

A loira ficou com tanto medo do lobisomem que pagou ao governo para fazer outra curva, na tentativa de despitá-lo. Isso ainda não é nada! Consta também que esse meio homem e meio bicho, chegando na curva da Lapa em frente à Igreja de mesmo nome, esperou anoitecer, vigiando o grande jacaré de papo amarelo que, quem já viu, afirma ter o animal aproximadamente 15 metros.

Vem a noite, até que em determinado momento, o bichano apareceu e a luta começou. Depois de 12 horas, o lobisomem conseguiu derrotar o grande jacaré chamado Ururau avisando-o para não destruir as embarcações, não quebrar a Igreja e nem assustar as pessoas, como de costume, caso contrário, voltará dando-o nova surra.

Foi isso que o tio do avô do padre contou. Acredite se quiser, mas que foi verdade, foi.


(Texto escrito por Rui Outeiro Costa)
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...