sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Dia da Informática - 15 de agosto

No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo.

ANTIGÜIDADE E INFORMÁTICA

Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.

A história da informática acompanha o processo de criar e armazenar dados, algo que já é feito desde a Antigüidade. Em 3.500 a.C., já havia o mais antigo instrumento de cálculo: o ábaco. Costuma-se dizer que o ábaco é o embrião da informática, porque foi o primeiro dispositivo de computação, mesmo que ainda usando meios mecânicos. Era composto de varetas ou barras e pequenas bolas, usadas para fazer contas.

Os chineses adaptaram o ábaco e, por volta de 2.500 a.C., nasceu um sistema chamado "Suan-Pan". Eram palitos empilhados que, dependendo da posição, mudavam de valor. Quando dispostos sobre uma tábua, era possível fazer cálculos com as quatro operações básicas.

No século XIX, começaram a pipocar inventos com objetivo de "imitar" o pensamento, ou pelo menos suas funções de memória. Obviamente eram muito rudimentares em comparação às máquinas atuais, mas é interessante notar o caminho trilhado pelos cientistas da época. Eles estavam buscando desenvolver mecanismos automáticos (lembra da Revolução Industrial?) e entre eles estava o invento de Jacquard: uma espécie de tear automático, que fazia desenhos de acordo com o comando de algumas placas perfuradas.

O tecelão poderia variar o padrão do tear de acordo com as placas: cada uma dava um comando diferente. Este conceito foi uma das grandes influências ao se conceber o computador. Isto foi em 1801, e cerca de 30 anos depois, em 1834, foi a vez da famosa Máquina Analítica, do inglês Charles Babbage.

Babbage não pôde concluir a Máquina Analítica por falta de recursos, mas sua concepção foi revolucionária. Trazia os principais conceitos da informática: programas, memória, unidade de controle e periféricos de saída, utilizando também cartões perfurados.

O invento de Babbage inspirou o primeiro computador eletrônico-mecânico, em 1890. Com ele, o censo americano de 1890 saiu bem mais rápido.Antes, levava sete anos para apurar os resultados. Com o computador, pode apurar em seis semanas.

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES


A INFORMÁTICA NO DIA-A-DIA

Existe informática em quase tudo que o homem faz e em quase todos os produtos que consume. É muito difícil pensar em mudanças sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.

Dar um enter. Fazer um upgrade ou um download. A linguagem da informática já foi incorporada ao dia-a-dia do brasileiro. A tecnologia está cada vez mais presente nas atividades cotidianas, e o computador passou a ser um equipamento imprescindível para o desenvolvimento de diversas tarefas. Quer dar um recado? Mande um e-mail. Quer ouvir uma música? Baixe um arquivo. Bater um papo? Entre nos chats. É a informática mudando hábitos e revolucionando as relações humanas.

NO PAÍS:
Os computadores são utilizados para rastrear e orientar naves e tanques, e também organizar planejamentos estratégicos e armazenar dados militares. Os governos dos países utilizam a informática no recenseamento, agilizando sua apuração, e também para disponibilizá-la à população. É o que se pode conferir no IBGE quando oferece informação pela Internet e por softwares de recuperação de dados. Sem os computadores, o homem não teria chegado à Lua. Não poderiam manter os satélites no espaço. Não transmitiriam as notícias tão rápido e com tamanho alcance. Demorariam horas para conseguir certos resultados de cálculos ou determinadas pesquisas.

NA NOSSA CASA:
Ligações telefônicas, pessoas no mundo todo podem conversar em tempo real por meio de computadores, aparelhos domésticos, televisão, relógios digitais, jogos eletrônicos, câmaras fotográficas digitais, máquina de lavar.

NA RUA E NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:
O computador controla semáforos, linhas de trem e metrô, sistemas aéreos e de transportes marítimos, pagamento de impostos, seguros sociais, contas de luz, água, telefone.

NOS BANCOS:
Contas bancárias, uso de cartões, movimentações via Internet. Os bancos também monitoram contas e cadastros por meio da informática.

NA SAÚDE:
Os aparelhos de hospitais não existiriam e os exames de laboratório não seriam tão precisos.

NA EDUCAÇÃO:


A interatividade e dinamicidade que o computador produziu no processo ensino-aprendizagem, a criação de paradigmas e posturas novas dos professores e alunos, a busca da individualidade no ensino são ações promovidas pela informática educativa. Os alunos podem aprender por meio da informática, inclusive com cursos à distância.

http://www.slideshare.net/plinioalmeida/a-evoluo-dos-computadores

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Infromática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...