Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Quem disse que um animal não espanta o outro?! Olha cara, eu vi e ninguém me contou. O lobisomem da baixada veio passear no centro da cidade, e quando passou na curva famosa da estrada do Farol de São Tomé, correu atrás de uma loura que seduzia as pessoas que passavam nesse local da qual ela se apropriou, não pagando nada pela posse da curva.
A loira ficou com tanto medo do lobisomem que pagou ao governo para fazer outra curva, na tentativa de despitá-lo. Isso ainda não é nada! Consta também que esse meio homem e meio bicho, chegando na curva da Lapa em frente à Igreja de mesmo nome, esperou anoitecer, vigiando o grande jacaré de papo amarelo que, quem já viu, afirma ter o animal aproximadamente 15 metros.
Vem a noite, até que em determinado momento, o bichano apareceu e a luta começou. Depois de 12 horas, o lobisomem conseguiu derrotar o grande jacaré chamado Ururau avisando-o para não destruir as embarcações, não quebrar a Igreja e nem assustar as pessoas, como de costume, caso contrário, voltará dando-o nova surra.
Foi isso que o tio do avô do padre contou. Acredite se quiser, mas que foi verdade, foi.
O mito do Saci é um dos mais difundidos no Brasil, segundo muitos autores. O Saci seria uma Divindade de origem Indígena (dos primeiros índios a manterem contato com os Portugueses, portanto do Tronco Lingüístico Tupi-Guarani).
Nessa função, tinha sabedoria e manuseio de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chás concentrados e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Não se tem muito conhecimento sobre a origem da atual aparência do Saci, sabe-se que é representado como sendo um negrinho de uma perna só, com uma carapuça vermelha, que fuma um cachimbo. Seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem.
TRAVA-LÍNGUAS
São formas de divertimento. Para que as frases funcionem, a pessoa deve repetir a frase por muitas vezes seguidas criando assim uma impossibilidade de comunicação. Exemplos:
ADVINHAS
São perguntas de caráter enigmático onde a resposta parece difícil de ser descoberta. As advinhas compreendem a adivinhação propriamente dita, pergunta enigmática e charada.Veja alguns exemplos:
ESTES SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA GRIPE
Febre; tosse ou dor de garganta, acompanhados ou não de dores de cabeça e no corpo.
FIQUE ATENTO AOS SINAIS DE AGRAVAMENTO
O QUE FAZER AO RECONHECER UM ALUNO COM GRIPE
O QUE AS ESCOLAS PRECISAM SABER
No momento em que surgirem pessoas com sintomas de gripe, o estabelecimento deverá seguir as medidas gerais de prevenção e controle da circulação de vírus, a seguir:
INSTRUIR ALUNOS, PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS PARA:
IMPORTANTE:
O surgimento de mais de um caso de gripe em um determinado local do estabelecimento (sala de aula, escritório), deverá ser comunicado imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam compartilhadas as decisões relacionadas à alteração da rotina do estabelecimento, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
ALERTA
Ninguém deve usar medicamentos sem orientação médica, pois a automedicação pode mascarar sintomas, retardar o diagnóstico e prejudicar o efeito do medicamento nos casos em que realmente precisa ser usado.
SAIBA MAIS:
http://www.riocontragripea.rj.gov.br/
http://www.educacao.rj.gov.br/
http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/
Fonte:
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Saúde e Defesa Civil
Postado por
Isa Delbons
Laboratório de Informática Educativa
A principal recomendação é quanto a limpeza de espaços como os elevadores, caixas eletrônicos, maçanetas de portas e outras superfícies em que os funcionários colocam as mãos com frequência.
O protocolo recomenda a higienização pelo menos três vezes ao dia, com intervalos máximos de quatro horas, com detergente neutro e álcool a 70%.
O ideal é fazer o procedimento no início do expediente, na volta do horário do almoço e na saída dos funcionários.
Os banheiros devem ter sabão líquido e toalhas de papel para que os funcionários possam lavar as mãos pelo menos a cada quatro horas.
Fonte:
Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes
Postado por:
Isa Delbons
Laboratório de Informática Educativa
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa