domingo, 5 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 05 de junho

recados para orkut

A fábula das Dríades foi, sem dúvida, inventada para impedir a destruição imprudente os bosques. Entre os romanos nenhum proprietário podia cortar uma árvore sem que antes dos ministros da religião declarassem que as ninfas o haviam abandonado.

Hoje, existem outros recursos para proteger nossas florestas e os demais recursos naturais importantes para a permanência da vida na terra. Com o advento da sociedade contemporânea do século XVIII, a necessidade constante de explorar os recursos da terra vem esgotando e transformando o planeta numa velocidade descomunal.

O capitalismo é cruel e transformou tudo em lucro e mercadoria, pois a materialização dos avisos ecológicos e ambientais transformou-se em climas muito quentes ou muito frios, chuva ácida, chuvas torrenciais, furacões descontrolados, tsunamis, terremotos maremotos, deslocamento do eixo da terra, enfim, transtornos ambientais que matam não somente os pobres, mais também os ricos.

Depois de muita luta para conscientização do desfalecimento terrestre, parece que a sociedade mundial começou a acordar. A destruição desses recursos pode transformar o ecossistema e consequentemente piorar a qualidade de vida.

Só agora parece que a sociedade do mundo está pensando em diminuir as queimadas, desativar usinas nucleares, proteger animais, olhar com mais cuidado para os menos protegidos economicamente. Não é o ideal ainda, mais é o início da caminhada pela conscientização de que todos são iguais para transformar para o bem ou para o mal, qualquer coisa, inclusive o planeta.

Querendo e torcendo para que essa onda conscientizadora não esbarre em nenhum interesse capitalista, desejo que a sociedade globalizada se privilegie de uma terra melhor a ser construída por todos. É difícil, haja vista as leis ambientais aprovadas nos últimos dias...

O grande problema é que o capitalismo é feroz, e como já disse¸ tudo neste modelo socioeconômico vira lucro e consequentemente exploração. Neste contexto, a vida de uma pessoa que trabalha protegendo o meio ambiente tem um preço.

Essa semana aconteceu duplo homicídio de um casal no Pará por defender o ambiente. Tratava-se de ecologistas que tentavam proteger o Planeta que, anteriormente, haviam sidos ameaçados de morte. O Brasil viu essa reportagem exibida no mês de Dezembro de 2010 em rede nacional, e as denúncias se transformaram em realidade, os dois foram mortos em uma emboscada.

O que a sociedade tem que entender é que o elemento mais importante de todo o ecossistema é o homem, então como pode não se dar valor a esse elo dos dois mundos? Tudo tem um limite, esses limites estão beirando a loucura, o irracional. Como preservar a natureza sem morrer? Vamos nos salvar, para podermos salvar o planeta!!!

Texto escrito por Rui Outeiro Costa
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...