quarta-feira, 13 de abril de 2011

BATALHA CONTRA A DENGUE

Tendo em vista o impacto da dengue sobre a população, as Secretarias de Educação e Saúde do município de Campos dos Goytacazes –RJ, uniram-se no projeto “Todos contra a dengue”. O projeto, presente em 60 escolas do município, é uma parceria do Departamento de Projetos Especiais, Coordenação de Ciências, Animação Cultural, Superintendência de Saúde Coletiva e Centro de Controle de Zoonoses.

Mais informações:http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=6798

O Centro Educacional 29 de Maio é uma das escolas municipais inserida nesse projeto. Liliane Mary Ferron, professora da instituição, e Ângela Maria Gomes Souza, auxiliar de serviços gerais, ambas agentes multiplicadoras já se reuniram com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II Tânia Maria da Silva Pereira Siqueira com o intuito de direcionar os trabalhos associados ao tema.

As atividades interdisciplinares serão desenvolvidas pelos professores juntamente com os respectivos alunos mediante informações dadas pelos coordenadores de área. Também 05 alunos já foram convidados para participarem do referido projeto na condição de agente mirim os quais visitarão as próprias residências acompanhados dos agentes multiplicadores e do supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natalício com a finalidade de verificar e eliminar possíveis criadouros numa atitude educativa.

A coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II Suzana Maria Santos de Oliveira que já vem há alguns anos desenvolvendo um trabalho pedagógico de conscientização a respeito do combate ao aedes aegypti com alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade também está envolvida nesse projeto oferecendo total apoio técnico no Laboratório de Ciências.

Acompanhados da professora da turma, os alunos dirigem-se ao Laboratório de Ciências onde a coordenadora Suzana trata da importância do ciclo da água para os seres vivos, enfatizando o uso consciente desse recurso, para que o homem não se torne mais refém da própria imprudência e ressalta o tema “Todos contra dengue” ao destacar as causas, os sintomas e as formas de prevenção dessa doença. Nessa primeira etapa, a abordagem ocorre também por meio de apresentação de vídeos.

Observação: Os vídeos serão postados em breve.

No segundo momento, ainda no Laboratório, os alunos visualizam no microscópio a pupa do aedes aegypti com a devida orientação da Coordenadora de Ciências.


Posteriormente, em sala de aula, a professora da turma realiza atividades associadas ao assunto em tela.


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...