quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esse blog - 28 de abril de 2011 – 02 anos de conexão

No dia 28 de abril esse BLOG completou 2 anos de conexão, o que tem permitindo a inserção do CENTRO EDUCACIONAL 29 DE MAIO no mundo globalizado.

Essa ferramenta tem possibilitado que outras pessoas tenham acesso aos vários projetos desenvolvidos nessa instituição escolar, sobretudo, o do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, cujo nome é Projeto de Inclusão Digital.

Daí a importância de sempre enfatizar que a informática educativa utiliza a tecnologia como recurso para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, contribuindo efetivamente para a construção do conhecimento.






Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CONSCIÊNCIA AMPLA CULTURAL

O Projeto Consciência Ampla Cultural, uma parceria da Concessionária de Energia Ampla com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Fundação Municipal Teatro Trianon e Secretaria de Cultura, aconteceu entre os dias 13 a 17 de abril de 2011, no Palácio da Cultura e no Teatro Trianon. O projeto mobilizou crianças, jovens e adultos para a prática do consumo consciente de energia.

Mais informações:
http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=6867

O Centro Educacional 29 de Maio participou desse projeto no dia 16/04/2011. Os alunos do 4º ano de escolaridade, no Palácio da Cultura, assistiram ao grupo Faz de Conta com o tema Lava no rio de Histórias e prestigiaram a Mostra Internacional de Filmes Curta-metragem de Animação.

Acompanharam os estudantes nesse projeto as professoras Angélica Velasco, Ariélia Peixoto e Liliane Ferron e a auxiliar de serviços gerais Ângela Souza.


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PÁSCOA

Páscoa é sinônimo de reviver
Ou nunca morrer
Porque quem crê
Não desaparece por complexo
Viver sempre e para sempre
Depende de suas ações
Só resurge quem tem algo
Para ser lembrado.
Dias e noites são iguais no
Conceito de quem faz o bem,
Investindo no próximo a confiança
O bem querer e a solidariedade.
Por isso que Cristo nunca morre,
Porque o conceito último dele é
O bem sempre, a igualdade sua meta,
O perdão e o amor
Suas armas infalíveis.

Que todos tenham um sopro de luz dessa divindade no coração.
Boa Páscoa!

Texto escrito por Rui Outeiro Costa
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DESCOBRIMENTO DO BRASIL - 22 de abril

Recados Para Orkut

Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

Deve ser lembrado que já existia a possibilidade de Portugal desconfiar de que existiam terras na região. Pode-se perceber pelo fato de o Rei de Portugal ter brigado para o prolongamento da distância do Tratado de Tordesilhas. Portanto pode-se dizer que o Brasil não foi descoberto e sim "achado" ou, na melhor das hipóteses, conquistado, uma vez que já existiam pessoas morando aqui, os índios!

Fonte:
http://limiaresdahistoria.blogspot.com/2009/09/o-descobrimento-do-brasil-um-breve.html

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

TIRADENTES - 21 de abril

recado para orkut

TIRADENTES (Joaquim José da Silva Xavier) (1746-1792) é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. A população crescia, os meios de comunicação eram mais fáceis a exportação de mercadorias para a metrópole aumentava cada vez mais. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.

Houve então em Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no Estado de Minas Gerais, uma conspiração com o fim de libertar o Brasil do jugo português e proclamar a República. Uma das causas mais importantes do movimento de Vila Rica foi a independência dos Estados Unidos, que se libertara do domínio da Inglaterra em 1776, e também o entusiasmo dos filhos brasileiros que estudaram na Europa, de lá voltando com idéias de liberdade.

Ainda nessa ocasião não era boa a situação econômica da Capitania de Minas, pois as Minas já não produziam muito ouro e a cobrança dos impostos, feita por Portugal, era cada vez mais alta.

O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.

A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.

Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.

Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

Fonte:
http://iaracaju.infonet.com.br/users/stocker/tiradentes.htm




Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DIA DO ÍNDIO - 19 de abril

recado para orkut



Mais informações;
http://ce29demaio.blogspot.com/2010/04/dia-do-indio-19-de-abril.html




Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quarta-feira, 13 de abril de 2011

BATALHA CONTRA A DENGUE

Tendo em vista o impacto da dengue sobre a população, as Secretarias de Educação e Saúde do município de Campos dos Goytacazes –RJ, uniram-se no projeto “Todos contra a dengue”. O projeto, presente em 60 escolas do município, é uma parceria do Departamento de Projetos Especiais, Coordenação de Ciências, Animação Cultural, Superintendência de Saúde Coletiva e Centro de Controle de Zoonoses.

Mais informações:http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=6798

O Centro Educacional 29 de Maio é uma das escolas municipais inserida nesse projeto. Liliane Mary Ferron, professora da instituição, e Ângela Maria Gomes Souza, auxiliar de serviços gerais, ambas agentes multiplicadoras já se reuniram com a orientadora pedagógica do Ensino Fundamental II Tânia Maria da Silva Pereira Siqueira com o intuito de direcionar os trabalhos associados ao tema.

As atividades interdisciplinares serão desenvolvidas pelos professores juntamente com os respectivos alunos mediante informações dadas pelos coordenadores de área. Também 05 alunos já foram convidados para participarem do referido projeto na condição de agente mirim os quais visitarão as próprias residências acompanhados dos agentes multiplicadores e do supervisor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natalício com a finalidade de verificar e eliminar possíveis criadouros numa atitude educativa.

A coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II Suzana Maria Santos de Oliveira que já vem há alguns anos desenvolvendo um trabalho pedagógico de conscientização a respeito do combate ao aedes aegypti com alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade também está envolvida nesse projeto oferecendo total apoio técnico no Laboratório de Ciências.

Acompanhados da professora da turma, os alunos dirigem-se ao Laboratório de Ciências onde a coordenadora Suzana trata da importância do ciclo da água para os seres vivos, enfatizando o uso consciente desse recurso, para que o homem não se torne mais refém da própria imprudência e ressalta o tema “Todos contra dengue” ao destacar as causas, os sintomas e as formas de prevenção dessa doença. Nessa primeira etapa, a abordagem ocorre também por meio de apresentação de vídeos.

Observação: Os vídeos serão postados em breve.

No segundo momento, ainda no Laboratório, os alunos visualizam no microscópio a pupa do aedes aegypti com a devida orientação da Coordenadora de Ciências.


Posteriormente, em sala de aula, a professora da turma realiza atividades associadas ao assunto em tela.


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ANIVERSARIANTES DO CENTRO EDUCACIONAL 29 DE MAIO NO 1º TRIMESTRE DO ANO DE 2011


A equipe de gestão do Centro Educacional 29 de Maio fez, no dia 07/04/2011 (5ª feira), às 19h, uma singela confraternização com o intuito de homenagear os professores e funcionários que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Postado por

Kátia Monique Lemos Mothé

Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

REUNIÃO DE PAIS



No dia 07/04/2011 (5ª feira), realizou-se, às 16h 30min, no Centro Educacional 29 de Maio uma REUNIÃO DE PAIS dos alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade.

Tal encontro aconteceu com a finalidade de tratar de assuntos relacionados ao comprometimento dos pais com a vida escolar dos respectivos filhos, questões associadas à bolsa família, frequência do aluno, funcionamento e diretrizes da escola.

Estiveram conduzindo a reunião não só a equipe de gestão dessa instituição como também a coordenadora pedagógica desse segmento escolar e a assistente social.

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

VISITA À CONCESSIONÁRIA ÁGUAS DO PARAÍBA

Foi lançado no dia 22/03/2011, o Concurso Municipal de Meio Ambiente, que será realizado com alunos da rede. Trata-se de uma parceria da prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, com a concessionária Águas do Paraíba.

Mais informações:
http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=6667
http://www.aguasdoparaiba.com.br/


No contexto desse projeto, o Centro Educacional 29 de Maio, mediante convite da concessionária, visitou, no dia 05/04/2011, a estação de tratamento de água (ETA) visando despertar nos alunos o uso consciente da água contribuindo, dessa forma, para a preservação do meio ambiente.

Primeiramente, os alunos do 7º ano de escolaridade conheceram as etapas de tratamento da água ao lado de uma monitora que lhes prestou as devidas informações sobre o assunto. Em seguida, tais alunos assistiram a um vídeo.

Acompanharam os estudantes nessa visita a diretora Jane Celeste Monteiro dos Santos, a coordenadora de Ciências do Ensino Fundamental II Suzana Maria Santos de Oliveira, a professora de História Cláudia Márcia Macedo Porto e a professora de sala de vídeo Iolanda Monteiro Teixeira.

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DESFILE CÍVICO - ANIVERSÁRIO DA CIDADE


O Centro Educacional 29 de Maio participou do desfile cívico em comemoração ao aniversário de Campos dos Goytacazes no dia 28 de março de 2011 (2ª feira).

Para celebrar os 176 anos de elevação de vila à cidade, essa instituição escolar esteve representada no evento pelas gestoras, professores, alunos e funcionários.

Nessa ocasião, tal estabelecimento educacional mostrou as Bandas Mirim Professor J.J. e Fanfarra Raul Abbout Escobar. Também apresentou alguns projetos aqui desenvolvidos como o Projeto Aprender Brincando das professoras Mariângela Rangel (Mariflor) e Ariélia Peixoto (Marimel) que, na ocasião, distribuíram rosas aos presentes no desfile e o Projeto de Teatro da instrutora de artes Joilma dos Santos com trechos da peça A Revolta dos Livrinhos.

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...