domingo, 22 de agosto de 2010

DIA DO FOLCLORE - 22 de agosto


Folclore é o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes.

De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje.

Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

A cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) é rica no folclore, do qual se destacam as seguintes manifestações:

-Jongo e Mana-Chica, danças típicas;
-Ururau da Lapa, lenda;
-e no carnaval o Boi Pintadinho, que a cultura transformou em Boi-de-Samba, sendo única esta manifestação do Boi no Brasil.

É folclore ou não é? Faça o teste! Clique aqui

Fontes:
http://revistaescola.abril.com.br/folclore/quiz.shtml
http://www.brasilescola.com/folclore/
http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/
http://www.coseac.uff.br/cidades/camposturismo.htm

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...