quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"CERTIDÃO DE NASCIMENTO"


Assunto: Gravidez
Data de Realização: 29/10/2014
Área de Conhecimento: Ciências (Laboratório de Ciências)
Professoras: Suzana Maria Santos de Oliveira
Ano de escolaridade:
Turmas: 801 e 802
Programas Utilizados: Kolour Paint (Paint) e Writer (Word)

Objetivo:
-Refletir sobre gravidez precoce.

Desenvolvimento:
Inicialmente, no Laboratório de Ciências, os alunos assistiram a um vídeo de nome “Uma vezinha só” e, em seguida, a professora Suzana levantou várias questões sobre o tema, destacando vários fatores importantes sobre gravidez precoce. Ainda nesse encontro, a professora do Laboratório de Ciências propôs uma dinâmica para que os alunos fossem pai/mãe por uma semana cuidando de um ovo de galinha como se fosse um bebê. Na sequência, dirigiram-se ao Laboratório de Informática Educativa com o intuito de criarem uma “certidão de nascimento” para o bebê (ovo). Primeiramente, com a devida orientação da professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé no Kolour Paint, desenharam o bebê-ovo, inclusive, personalizando-o. Em seguida, copiaram e colaram o desenho no Writer e digitaram a certidão de nascimento do ovo-ninho.

-Atividade no Kolour Paint e Writer (Word)




-Fotos da realização dessa atividade

 Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PARTES DE UMA CASA


Assunto: Identificação de elementos e partes de uma casa no idioma inglês.
Data de Realização: 29/10/2014
Área de Conhecimento: Inglês
Professoras: Andréa Carvalho Jorge
Ano de escolaridade:
Turma: 802
Programas Utilizados: Vídeos (Movie Maker) e Impress (Power point) 

Objetivo:
-Identificar os elementos e partes de uma casa.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou a atividade no Impress e baixou da internet dois vídeos ilustrando o tema da aula. Na data prevista da aula, após os alunos assistirem aos vídeos, a professora destacou os pontos importantes do assunto. Na sequência, os alunos realizaram as atividades. Abaixo, consta a atividade.

-Vídeo “Learn Homehouse Vocabulary

-Vídeo “Learn Homehouse Vocabulary

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
 

PALAVRAS COM U OU L?


Assunto: Distinção da escrita, palavra-cruzada .
Data de Realização: 21/10/2014 e 28/10/2014
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Regimara dos Santos Brandão (302), Graciete Ribeiro Coutinho Dutra (303), Zilanda da Silva Maia (304) e Karina Branco de Assis Gonçalves (305)
Ano de escolaridade:
Turmas: 302, 303, 304 e 305
Programa Utilizado: Calc (Excel)

Objetivo:
-Distinguir palavras com u e palavras com l.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, preparou, no Impress, a atividade de acordo com a sugestão das professoras das turmas. Na data prevista da aula, primeiramente, as professoras destacaram a diferença entre os fonemas u e l. A seguir, responderam as questões propostas  sobre o tema. Abaixo, consta a atividade.

-Atividade no Calc (Excel)


-Fotos da realização dessa atividade
Professora Regimara - Turma 302

 Professora Graciete - Turma 303 

 Professora Zilanda - Turma 304

 Professora Karina - Turma 305


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

BINGO EM INGLÊS



Assunto: Números no idioma inglês de 1 a 100.
Data de Realização: 21/10/2014
Área de Conhecimento: Inglês
Professora: Andrea Carvalho Jorge
Ano de escolaridade:
Turmas: 701 e 702
Programas Utilizados: Calc (Excel)

Objetivo:
- Identificar os números de 1 a 100 mediante a fala no idioma inglês..

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, preparou as cartelas do bingo, variando números de 1 a 100. Na data prevista da aula, os alunos marcaram os números na medida em que a professora da turma,após sorteio, divulgava-os no idioma inglês. Daí, a turma precisou ouvir atentamente cada número sorteado com o intuito de marcá-lo e completar uma linha horizontal. Assim que a linha horizontal era preenchida, o aluno se manifestava dizendo stop!. Em seguida, verificava se a cartela realmente era a vencedora. Os alunos marcaram os números presentes na cartela, pintado a lacuna.Abaixo, consta a atividade.

-Atividade no Calc (Excel)


-Fotos da realização dessa atividade


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

ADIÇÃO COM RESERVA E DOBRO/TRIPLO


Atividades: Identificação dos assuntos por meio de situações contextualizadas.
Datas de Realização: 14/10/2014 e 21/10/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professoras: Verônica dos Santos Oliveira (201), Rute (204) e Ana Carolina (205)
Ano de escolaridade:
Turmas: 201, 204 e 205
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Calc (Excel)

Objetivos:
- Efetuar a adição com reserva mediante a interpretação da situação contextualizada.
- Associar a multiplicação de 2 e 3  à ideia de dobro e triplo.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, preparou a atividade, mediante sugestão das professoras das turmas. Na data prevista da aula, os alunos realizaram as atividades com a devida orientação das professoras. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point) - Uso de gifs animados

-Atividade no Calc (Excel)

-Fotos da realização dessa atividade

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

FORMAÇÃO DE PALAVRAS


Atividades: Formação de palavras de A a S
Datas de Realização: 07/10/2014, 14/10/2014 e 21/10/2014
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Kátia Aparecida de Paula (101), Maria Amélia Machado (102), Mary Lucy Ribeiro (103), Eliane Viveiros (104), Conceição de Maria Batista (105) e Cláudia Márcia Cordeiro (106)
Ano de escolaridade:
Turmas: 101, 102, 103, 104, 105 e 106
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Jogo off line (Alfabeto)

Objetivo:
- Formar palavras de A a S.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, preparou a atividade, usando imagens em gifs animados, de acordo coma solicitação das professoras. Na data prevista da aula, os alunos não somente identificaram o nome das imagens como também formaram as palavras mediante as imagens. Em seguida, praticaram off line de uma atividade lúdica sobre o alfabeto. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point) - Uso de gifs animados

-Atividade off line - Jogo Alfabeto

-Fotos da realização dessa atividade
 
 Professora Kátia Aparecida - Turma 101

  Professora Maria Amélia - Turma 102

  Professora Mary Lucy - Turma 103

 Professora  Eliane - Turma 104

 Professora Conceição - Turma 105

 Professora Cláudia - Turma 106

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SELEÇÃO PARA FEIRA ESTADUAL DE INOVAÇÃO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO RIO DE JANEIRO - FECTI/2014




O Centro Educacional 29 de Maio foi selecionado pelo segundo ano consecutivo para participar da FECTI/2014, nos dias 15 e 16 de novembro do corrente ano, no Rio de Janeiro.

Dessa vez, o experimento escolhido foi  "A tecnologia do alimento - produzindo pão de queijo em 10 minutos"  apresentado, de maneira espetacular, na III Semana Nacional de Ciência e de Tecnologia, em Campos dos Goytacazes (RJ), no último 16 de outubro, com a devida orientação de Suzana Maria Santos de Oliveira, professora do Laboratório de Ciências dessa instituição escolar.

Parabéns Karolyne das Dores Marques, Luciana Ribeiro de Oliveira e Matheus Silva dos Santos, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II que se empenharam de forma magnífica no desenvolvimento desse projeto ao ponto de brilharem no evento.


  Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...