domingo, 9 de agosto de 2015

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA



 

O Dia Nacional da Matemática é no dia 06 de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, Brasileiro, que nasceu no Rio de Janeiro, em 06 de maio de 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.

Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.

A data 06 de maio foi instituída em 2004, pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura.



O Centro Educacional 29 de Maio comemorou tal data em grande estilo tendo com referência o tema Brincando com a Matemática.
 
Atividades como campeonato de xadrez, circuito, desafios, Matemática na culinária, tecnologia sob o olhar matemático, trilha foram desenvolvidas de forma lúdica com alunos do 7º ao 9º ano de escolaridade com o intuito de despertar o interesse por essa área de conhecimento tão importante e utilizada no dia-a-dia.
Contribuíram para a realização desse evento Iná Amaral Lima (gestora do Centro Educacional 29 de Maio), Tânia Maria da Silva Pereira Siqueira (Orientadora Pedagógica), Alex Sandro Monteiro de Souza, Marta Bacelar da Silva e Simone Barreto Lirio (Professores de Matemática), Kátia Monique Lemos Mothé (Professora do Laboratório de Informática Educativa), Suzana Maria Santos de Oliveira (Professora do Laboratório de Ciências), Josimar de Azevedo Santana (Professor de Educação Física), Alcindo Montezano e Josué Rodrigues da Hora (Animadores Culturais).
Os alunos participaram das atividades com bastante empenho e concentração, demonstrando satisfação na execução das tarefas propostas. Estavam felizes! Foi uma manhã muito agradável para todos que estavam ali envolvidos no saber matemático. Com certeza, as ideias matemáticas, de maneira lúdica, possibilitaram uma aprendizagem prazerosa.
Ainda, na ocasião, foi feita uma homenagem aos alunos do Ensino Fundamental II que se destacaram no 1º bimestre do corrente ano. Professores de outras áreas de conhecimento como Andréa Carvalho Jorge (Inglês), Érika Simone Ribeiro da Fonseca, Valéria de Aguiar Lima e Silva (ambas de Língua Portuguesa), Mayra Auxiliadora do Couto Guzzo (Ciências), Nina Maria de Souza Barreto (Geografia) também participaram desse momento, premiando referidos alunos juntamente com a gestora e orientadora pedagógica.


Estiveram presentes prestigiando todas as etapas do Dia Nacional da Matemática nessa instituição escolar Jane Rangel (Gerente Pedagógica do Ensino Fundamental II) e Janaína Paes da Silva Gomes (Coordenadora de Matemática do Ensino Fundamental II).
  


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa



           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...