Atividade: Reconhecimento, classificação e construção de ângulos.
Data de Realização: 08/07/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professor: Alex Sandro
Anos de escolaridade: 6º
Turmas: 601 e 602
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Programa Educacional do Linux (Geometria Interativa -
Kig)
Objetivos:
- Classificar os ângulos reto, agudo e obtuso.
-
Construir o ângulo agudo mediante o programa geometria interativa kig.
Desenvolvimento:
Previamente, Kátia Monique Lemos Mothé, professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, preparou as atividades no Impress de acordo com o assunto sugerido pelo professor da turma e também encontrou o Geometria Interativa (Kig), um programa educacional do Linux Educacional 3.0 que proporciona a construção e o estudo de vários elementos geométricos, dentre eles ângulos. Na data prevista da aula, inicialmente, o professor destacou alguns pontos sobre o tema e, em seguida, a turma realizou as atividades no Impress. Na sequência, com a devida orientação da professora do Laboratório, os alunos acessaram o programa Geometria Interativa e construíram o ângulo agudo com denominação de pontos e medição do ângulo. Oportunidade essa que possibilitou a análise do comportamento angular à medida que giravam um dos segmentos do ângulo construído por eles. Ressalte-se que, durante a construção, o professor da turma enfatizou as questões envolvidas no estudo de ângulos. Terminada essa etapa, posicionaram tal segmento de forma a representar um ângulo agudo, copiaram e colaram no Impress a atividade executada em outro segmento do computador. Abaixo, consta a atividade.
Observação:
A
realização da tarefa foi embalada por som baixo de músicas relacionadas à Copa
do Mundo.
-Atividade no Impress (Power Point) - Classificação de ângulos
-Atividade no programa educacional Geometria
Interativa (kig) - Construção do ângulo agudo
Postado
por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário