domingo, 29 de maio de 2011

CITY TOUR CULTURAL PELA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES





No dia 17/05/2011 (3ª feira), das 8h às 13h, os alunos do 7º ano de escolaridade do Centro Educacional 29 de Maio visitaram alguns pontos turísticos de cunho cultural da cidade de Campos dos Goytacazes.

Os alunos fizeram o city tour mediante transporte cedido pela Secretaria Municipal de Educação, porém a iniciativa do projeto foi da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo com as atividades desenvolvidas pelo palestrante Everaldo.

Tal visita aconteceu com a finalidade de proporcionar ao aluno o alcance do conhecimento da História de sua região, de forma prazerosa, a partir da observação dos patrimônios culturais e artísticos de valor histórico imensurável, vindo assim valorizar a cidade onde reside: “É preciso conhecer para Amar”.

Após a apresentação dos patrimônios culturais que circudam a Praça Barão do Rio Branco (Liceu de Humanidades de Campos, Câmara Municiapl – Poder Legislativo, Palácio Vila Maria), o palestrante conduziu o grupo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, onde foi muito bem recepcionado, inclusive com um maravilhoso lanche.




Durante o percurso, foram apresentados os estilos artísticos das residências antigas e a parte alta da cidade ocupada com o objetivo de escapar das enchentes nas áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul. Em seguida, a Igreja de São Benedito na Praça Nilo Peçanha, hora em que relatou fatos importantes sobre este presidente campista, mulato, mas retratado como de cor branca nas pinturas em óleo. Curioso, e que chamou muito a atenção dos alunos, foi a história da “fera de Macabu”, o Antônio Coqueiro, acusado e condenado à morte pelo assassinato de uma família em Conceição de Macabu (que pertencia a Campos durante o 2º Império), injustamente, pois um escravo assumiu a culpa. Ali na Praça tem um memorial, que é o marco do fim da pena de morte no Brasil, decretado por D. Pedro II, desde a injustiça cometida.

Outro momento que prendeu a atenção dos alunos foi a visita externa do Asilo da Lapa, abrigo de meninas cuidadas por freiras, monumento datado do século XVII, quando o Rio Paraíba foi apresentado como uma importante via fluvial, escoamento de mercadorias e de escravos, mas também como abrigo do lendário jacaré do papo amarelo que engoliu o Sino. A lenda encantou bastante os alunos.

Finalmente, chegou ao Museu Olavo Cardoso, com arquivos que retratam a história dos índios Goitacá, formas de vida, crença, respeito e rituais dos mortos; a vida dos escravos negros, instrumentos de tortura, entre outras coisas; Maquetes dos bondinhos; telas em óleo pintadas na França; o estilo nobre do próprio prédio que abriga o Museu, residência de Olavo Cardoso.


Estiveram acompanhando os alunos nesse banho de cultura local revelados na história do Brasil as professoras Cláudia Márcia Porto (da área de conhecimento: História) e Suzana Maria Santos de Oliveira (coordenadora de Ciências do segundo segmento do ensino fundamental).

Esta foi a primeira etapa do projeto, pois os alunos deverão apresentar (em data estabelecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo), uma devolutiva do aprendizado recebido, da maneira lúdica e apropriada ao público em questão.

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...