quinta-feira, 17 de março de 2011

DIA NACIONAL DA POESIA - 14 de março

A palavra poesia vem do grego poieo, que significa: fazer, criar, fabricar, executar, agir, ser eficaz, conseguir e compor poema. Mas, considerando um significado mais subjetivo, podemos dizer que a poesia engrandece a alma e expressa sentimentos. E algo tão especial precisa de um dia, também especial, para ser comemorado.
No Brasil, 14 de março é o Dia Nacional da Poesia. Essa data foi escolhida em homenagem ao grande poeta baiano, Castro Alves, que nasceu nesse dia, no ano de 1847. Castro Alves foi escolhido como ícone da poesia brasileira por ser um poeta romântico e um grande expoente da poesia romântica do Brasil. É autor de poemas inesquecíveis como: Espuma Flutuante, Os Escravos e Navio Negreiro. Suas obras eram movidas pela luta por liberdade e justiça, por isso também ficou conhecido como poeta dos escravos.
O dia mundial da poesia também é comemorado no mês de março, mas no dia 21. Foi a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) que definiu esta data na 30ª sessão da Conferência Geral. Essa data foi escolhida por ser o início da primavera no hemisfério norte, e os Celtas, que viveram na Europa a mais de 10 mil anos, já comemoravam o início da estação.

A palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.


Carlos Drummond de Andrade
Fontes:
http://www.smartkids.com.br/
http://www.portalsãofrancisco.com.br/
http://www.uesb.br/

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...