domingo, 9 de agosto de 2015

HISTÓRIA DE AMOR

Assunto: Produção de Texto narrativo a partir de uma sequência de cenas.
Data de Realização: 29/04/2015
Área de Conhecimento: Português
Professora: Érika Fonseca
Ano de escolaridade:
Turmas: 701 e 703
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Write (Word)

Objetivo:
- Produzir um texto de forma coerente, utilizando corretamente as regras ortográficas, a pontuação e apresentando elementos de uma narrativa.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora da turma forneceu as cenas da “História de amor" 
para a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé. Na data prevista da aula, inicialmente, os alunos assistiram, no data show, às cenas observando a sequência da história. Em seguida, a professora solicitou a produção de um texto narrativo com base na história que tinham acabado de ver com orientação a respeito dos elementos característicos do texto que pediu. Abaixo, consta uma produção de texto.

- Cenas de uma “História de Amor”

Clique na imagem abaixo para assistir às cenas da história.

 http://slideplayer.com.br/slide/5983863/
- Produção de Texto no Write (Word)


- Fotos da realização da atividade

- Trecho da aula sobre “Produção de Texto”


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa



ONDE VOCÊ MORA?

Assunto: País, região, estado e município
Data de Realização: 28/04/2015
Área de Conhecimento: Geografia
Professoras: Maria das Graças e Raquel Mariana
Ano de escolaridade:
Turmas: 403 e 404
Programa Utilizado: Calc (Excel)

Objetivos:
- Localizar-se no país, na região, no estado, no município.
- Identificar os estados da região sudeste.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão das professoras das turmas, o material sobre o assunto mencionado acima. Na data prevista da aula, os alunos realizaram, no Calc, quatro atividades. Na primeira, responderam questões discursivas e múltiplas-escolhas a respeito da região e do estado em que moram. Na segunda, analisaram perguntas sobre o município onde residem no mapa do estado do Rio de Janeiro. Na terceira, responderam perguntas sobre a localização do município onde moram no mapa de Campos dos Goytacazes. Na última, montaram um quebra-cabeça em que as peças representavam as regiões do Brasil. Conforme pode ser observado abaixo, para algumas respostas corretas, aparecia uma frase de estímulo de nome “VOCÊ ARRASOU!”. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização

-Atividades no Calc (Excel) uso de gifs animados



 - Fotos da realização das atividades
 Professora Raquel - Turma 403

 Professora Gracinha - Turma 404

 - Trecho da aula sobre “Onde você mora?”

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

PROBLEMAS MATEMÁTICOS

Assunto: Dezena e unidade
Data de Realização: 28/04/2015
Área de Conhecimento: Matemática
Professora: Regimara Brandão
Ano de escolaridade:
Turma: 201
Programa Utilizado: Calc (Excel)

Objetivos:
- Identificar a dezena e a unidade.
- Resolver os problemas matemáticos.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou o material de acordo com a sugestão da turma. Na data prevista da aula, inicialmente, a professora retomou o tema já analisado em sala, destacando os pontos importantes. Em seguida, os alunos executaram as atividades com a orientação da professora. Abaixo, constam as atividades.

-Atividades no Calc (Excel) uso de gifs animados


- Foto da realização das atividades

- Trecho da aula sobre “Dezena e unidade”

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

sábado, 8 de agosto de 2015

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA





Vem aí o Dia Nacional da Matemática! E o  Centro Educacional 29 de Maio vai estar comemorando de maneira bastante agradável: Brincando com a Matemática.

Haverá jogos, desafios, gincana sob a supervisão dos professores de Matemática do 2º segmento, dos animadores culturais,  com participação das professoras dos Laboratórios de Ciências e de Informática Educativa bem como da orientadora pedagógica.

Com certeza, no dia 06/05/2015, das 8h às 11h, no auditório dessa instituição escolar, os alunos do 7º ao 9º ano estarão saboreando as ideias matemáticas de forma bastante prazerosa. Não percam!
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

VOGAIS E ENCONTROS VOCÁLICOS


Assuntos: Vogais e encontros vocálicos
Datas de Realização: 14/04/2015 e 28/04/2015
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Eliane Teixeira, Kátia Cardoso, Ivana Cristina, Adriana Matos, Conceição Batista e Maria Amélia Machado
Ano de escolaridade:
Turmas: 101, 102, 103, 104, 105 e 106
Programa Utilizado: Calc (Excel)

Objetivos:
- Identificar as vogais nas palavras.
- Escrever corretamente os encontros vocálicos.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou o material no Calc de acordo com a sugestão das professoras. Na data prevista da aula, os alunos realizaram as tarefas com a orientação das professoras. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

-Atividades no Calc (Excel)Uso de gifs animados

-Fotos da realização dessa atividade
Professora Eliane Teixeira - Turma 101

Professora Kátia Cardoso  - Turma 102

Professora Cristina - Turma 103

Professora Adriana - Turma 104

 Professora Conceição Batista - Turma 105

 Professora Amélia Machado - Turma 106

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DIA DO INDIO


No dia 17 de abril de 2015, no Centro Educacional 29 de Maio, das 15h às 17h, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I participaram de vários eventos em comemoração ao Dia do Índio.

Houve bate-papo informativo sobre o índio Goitacá, confecção de cocais, pintura facial, apresentação de teatro com interpretação dos alunos da própria unidade escolar com o tema “O índio Goitacá e seus costumes”.

As gestoras Iná Amaral Lima e Daiana da Silva Castilho, os professores das respectivas turmas e os animadores culturais proporcionaram uma tarde com conhecimento histórico bastante agradável.
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Assunto: Faces, arestas e vértices
Datas de Realização: 07/04/2015, 08/04/2015 e 15/04/2015
Área de Conhecimento: Geometria
Professor: Alex Sandro Monteiro
Anos de escolaridade: 6º e 7º
Turmas: 604, 605, 701, 702 e 703
Programas Utilizados: Software livre Poly e Impress (Power Point)

Objetivos:
- Reconhecer os sólidos geométricos e suas planificações.
- Identificar faces, arestas e vértices.
- Compreender o uso dos sólidos geométricos no dia-a-dia.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé baixou o softwre poly e preparou o material no Impress de acordo com a sugestão do professor. Na data prevista da aula, inicialmente, os alunos exploraram o poly, visualizando os sólidos montados (3D) e planificados (2D) estando o professor destacando paralelamente os pontos importantes como faces, arestas e vértices. Em seguida, executaram as atividades no Impress como forma de fixar as ideias estudadas no software. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

-Software livre Poly

-Atividades no Impress (Power Point) – 6º ano


-Atividades no Impress (Power Point) – 7º ano


-Fotos da realização dessa atividade


- Trecho da aula sobre Sólidos Geométricos


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...