sexta-feira, 26 de setembro de 2014

FRAÇÕES EQUIVALENTES



Atividades: Situações contextualizadas
Datas de Realização: 10/09/2014 e 24/09/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professoras: Alessandra da Costa Pinto (501), Maria do Carmo Cordeiro Rezende (503) e Maxilane de Jesus Pinheiro (504)
Ano de escolaridade:
Turmas: 501, 503 e 504
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Jogo off line

Objetivos:
- Compreender o conceito de frações equivalentes.
- Relacionar os gráficos às frações equivalentes.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, organizou o assunto com base em situações contextualizadas e baixou da internet um jogo envolvendo o tema. Na data prevista da aula, as professoras das turmas conduziram a aula, analisando com os alunos as situações apresentadas com ênfase nas frações equivalentes. Em seguida, os alunos praticaram atividade lúdica, por meio de um jogo off line cuja finalidade é formar pares relacionando a fração ao gráfico correspondente. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)


- "Jogo dos pares de fração"

-Foto da realização dessa atividade

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA



Atividades: Análise de situações contextualizadas
Data de Realização: 17/09/2014, 23/09/2014 e 24/09/2014
Área de Conhecimento: Ciências
Professoras: Angélica Velasco (401), Ariélia Peixoto (402), Jociane Nascimento (403) e Maria das Graças Abreu (404)
Ano de escolaridade:
Turmas: 401, 402, 403 e 404
Programas Utilizados: Vídeo (Movie Maker) e Impress (Power point)  

Objetivos:
- Identificar os estados físicos da água.
- Reconhecer as mudanças de estados físicos da água.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou a atividade no Impress e baixou da internet um vídeo retratando o ciclo da água. Na data prevista da aula, após os alunos assistirem ao vídeo, as professoras destacaram os pontos importantes do assunto. Na sequência, os alunos identificaram as mudanças de estados físicos da água mediante situações contextualizadas com gifs animados. Abaixo, constam as atividades.

-Vídeo "Clube da natureza apresenta o ciclo da água"

-Atividade no Impress (Power Point) - Uso de gifs animados

-Fotos da realização dessa atividade
 Professora Angélica - Turma 401

 
Professora Ariélia - Turma 402

Professora Jociane - Turma 403


Professora Maria das Graças - Turma 404
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

FORMAÇÃO DE PALAVRAS



Atividades: Formação de palavras de A a M
Datas de Realização: 02/09/2014, 09/09/2014 e 23/09/2014
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Kátia (101), Maria Amélia (102), Telma (104), Conceição (105) e Cláudia (106)
Ano de escolaridade:
Turmas: 101, 102, 104, 105 e 1406
Programa Utilizado: Impress (Power Point)

Objetivo:
- Formar palavras de A a M.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé, preparou a atividade, usando imagens em gifs animados, de acordo coma solicitação das professoras. Na data prevista da aula, os alunos formaram as palavras mediante a identificação das imagens. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)
-Fotos da realização dessa atividade
Professora Kátia - Turma 101
Professora Maria Amélia - Turma 102

Professora Telma - Turma 104

 
Professora Conceição - Turma 105

 
Professora Cláudia - Turma 106


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ARTE GREGA



Atividade: Leitura de imagens que retratam a arte grega
Data de Realização: 16/09/2014
Área de Conhecimento: Artes
Professora: Suélia Peixoto Sardinha Santos
Ano de escolaridade:
Turmas: 601, 602, 603 e 604
Programas Utilizados: Vídeos (Movie Maker) e Impress (Power Point)

Objetivo:
- Identificar os vários estilos da arte grega.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé baixou dois vídeos que tratassem do assunto e preparou, no Impress, atividade de identificação dos estilos da arte grega. Na data prevista da aula, primeiramente, os alunos assistiram aos vídeos com a professora de Artes destacando, paralelamente, pontos importantes a respeito do tema. Em seguida, os alunos realizaram a tarefa. Abaixo, constam as atividades.

-Vídeo "História da Arte Grega"

-Vídeo "Arte Grega"

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade


-Trecho da aula sobre Arte grega

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO



Atividade: Leitura e interpretação de texto
Data de Realização: 16/09/2014
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Graciete Ribeiro Coutinho Dutra (303), Zilanda da Silva Maia (304) e Karina Branco de Assis Gonçalves (305)
Ano de escolaridade:
Turmas: 303, 304 e 305
Programa Utilizado: Impress (Power Point)

Objetivo:
- Ler corretamente o texto.
- Interpretar as ideias envolvidas no texto.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, no Impress, a atividade envolvendo texto e interpretação de acordo com a sugestão das professoras das turmas. Na data prevista da aula, primeiramente, os alunos leram o texto acompanhados dos comentários das professoras das turmas. A seguir, responderam as questões propostas a respeito do texto. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade

Professora Graciete - Turma 303

 Professora Zilanda - Turma 304

 Professora Karina - Turma 305




Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

PRONOMES


Atividades: Situações contextualizadas para compreensão de pronomes
Data de Realização: 10/09/2014
Área de Conhecimento: Português
Professora: Érika Simone Ribeiro da Fonseca
Ano de escolaridade:
Turmas: 601, 602 e 603
Programa Utilizado: Impress (Power Point)

Objetivos:
- Compreender a definição de pronomes.
- Empregar corretamente os pronomes pessoais.
- Identificar os pronomes possessivos por meio da contextualização.
- Observar a função dos pronomes demonstrativos. -

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão da professora da turma, o material sobre o assunto mencionado acima. Na data prevista da aula, a professora conduziu a aula, destacando os pronomes pessoais reto e oblíquo, os pronomes possessivos, de tratamento e demonstrativos. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point) 




-Foto da realização dessa atividade


       
 Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

ARTIGO DEFINIDO - MASCULINO E FEMININO



Atividades: Associação de colunas Identificação de imagens, caça-palavras.
Datas de Realização: 02/09/2014 e 09/09/2014
Área de Conhecimento: Português
Professoras: Verônica dos Santos Oliveira (201) e Flávia Renata Ferreira Diniz (202)
Ano de escolaridade:
Turmas: 201 e 202
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Calc (Excel)

Objetivos:
- Empregar corretamente os artigos definidos.
- Identificar os gêneros masculino e feminino de acordo com os substantivos apresentados.

Desenvolvimento:
O desenvolvimento do tema se deu de forma diferente nas turmas. A professora Verônica Aline trabalhu apenas o tema artigo definido. Já a professora Flávia trabalhou os dois assuntos acima mencionados. Em ambas aulas, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, no Impress e no Calc, o material de acordo com o solicitado por cada professora. Na data prevista da aula, as professoras destacaram pontos importante. A seguir, os alunos executaram no Impress ou Calc as atividades propostas. Abaixo, constam as atividades.

AULA NA TURMA 201

-Atividade no Impress (Power Point) 






-Foto da realização dessa atividade
      
   

AULA NA TURMA 202

-Atividade no Calc (Excel)


-Foto da realização dessa atividade
    

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DESFILE CÍVICO 2014


Postado por 
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa


sábado, 6 de setembro de 2014

FRAÇÕES - INFORMAÇÕES INICIAIS



Atividades: Situações contextualizadas para compreensão do conceito de fração
Datas de Realização: 02/09/2014 e 03/09/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professoras: Angélica Velasco (401), Ariélia Peixoto (402), Jociane Nascimento (403) e Maria das Graças Abreu (404)
Ano de escolaridade:
Turmas: 401, 402, 403 e 404
Programa Utilizado: Impress (Power point)

Objetivos:
- Compreender o conceito de fração mediante as situações contextualizadas.
- Identificar uma fração.
- Representar geometricamente a ideia de fração.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão das professoras das turmas, o material sobre o assunto mencionado acima. Na data prevista da aula, as professoras conduziram a aula, introduzindo o conteúdo frações mediante as situações contextualizadas no Impress..
Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade

Professora Angélica Velasco - turma 401

Professora Ariélia Peixoto - turma 402

Professora Jociane Nascimento - turma 403

Professora Maria das Graças Abreu - turma 404



Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

REGIÃO SUDESTE - ALGUNS ASPECTOS


Atividades: Uso de mapas para compreensão de alguns aspectos da região sudeste
Data de Realização: 02/09/2014
Área de Conhecimento: Geografia
Professor: Edson Teixeira de Souza
Ano de escolaridade:
Turmas: 701 e 702
Programa Utilizado: Calc (Excel)

Objetivos:
- Identificar os estados da região sudeste.
- Analisar algumas características dos estados da região sudeste.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão do professor da turma, o material sobre o assunto mencionado acima. Na data prevista da aula, o professor destacou pontos importantes a respeito do tema. Em seguida, os alunos realizaram as tarefas propostas. No slide 4, com base na legenda e usando as formas geométricas, os alunos localizaram os estados da região sudeste de acordo com as respectivas características Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade



Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

DESENHO LIVRE


Assunto: Formas Geométricas Planas
Data de Realização: 27/08/2014
Área de Conhecimento: Geometria
Professora: Simone Lírio
Ano de escolaridade:
Turma: 603
Programa Utilizado: Impress (Power Point)

Objetivo:
- Identificar as figuras geométricas planas.
- Desenvolver capacidade de observação do espaço, representando-o por meio de figuras geométricas.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou a atividade no Impress. Na data prevista da aula, a professora da turma destacou pontos importantes a respeito do tema. Em seguida, os alunos desenharam de forma livre usando as formas geométricas planas. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Impress (Power Point)


-Fotos da realização dessa atividade
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...