quinta-feira, 10 de julho de 2014

ÂNGULOS - COPA DO MUNDO 2014


Atividade: Reconhecimento, classificação e construção de ângulos.
Data de Realização: 08/07/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professor: Alex Sandro
Anos de escolaridade:
Turmas: 601 e 602
Programas Utilizados: Impress (Power Point) e Programa Educacional do Linux (Geometria Interativa - Kig)

Objetivos:
- Classificar os ângulos reto, agudo e obtuso.
- Construir o ângulo agudo mediante o programa geometria interativa kig.

Desenvolvimento:
Previamente, Kátia Monique Lemos Mothé, professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, preparou as atividades no Impress de acordo com o assunto sugerido pelo professor da turma e também encontrou o Geometria Interativa (Kig), um programa educacional do Linux Educacional 3.0 que proporciona a construção e o estudo de vários elementos geométricos, dentre eles ângulos.  Na data prevista da aula, inicialmente, o professor destacou alguns pontos sobre o tema e, em seguida, a turma realizou as atividades no Impress. Na sequência, com a devida orientação da professora do Laboratório, os alunos acessaram o programa Geometria Interativa e construíram o ângulo agudo com denominação de pontos e medição do ângulo. Oportunidade essa que possibilitou a análise do comportamento angular à medida que giravam um dos segmentos do ângulo construído por eles. Ressalte-se que, durante a construção, o professor da turma enfatizou as questões envolvidas no estudo de ângulos. Terminada essa etapa, posicionaram tal segmento de forma a representar um ângulo agudo, copiaram e colaram no Impress a atividade executada em outro segmento do computador. Abaixo, consta a atividade.

Observação:
A realização da tarefa foi embalada por som baixo de músicas relacionadas à Copa do Mundo.

-Atividade no Impress (Power Point) - Classificação de ângulos


-Atividade no programa educacional Geometria Interativa (kig) - Construção do ângulo agudo 

 -Foto da realização dessa atividade

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

PRODUTO NOTÁVEL - COPA DO MUNDO 2014



Atividades: Resolução de produto notável por meio da Geometria.
Data de Realização:  08/07/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professor: Alex Sandro
Ano de escolaridade:
Turma: 801
Programas Utilizados: Vídeo (Movie Maker) e Calc (Excel) com gifs animados

Objetivo:
- Trabalhar produto notável "O quadrado da soma de dois termos", utilizando área de figuras geométricas, possibilitando o entendimento do conteúdo.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão do professor da turma, o material, baixando um vídeo sobre produto notável e organizando as atividades no Calc. Na data prevista da aula, inicialmente, os alunos assistiram ao vídeo e, na sequência, executaram as tarefas no Calc com a devida orientação do professor da turma. Abaixo, constam as atividades.

Observação:
A realização da tarefa foi embalada por som baixo de músicas relacionadas à Copa do Mundo.

-Vídeo "Fato Matemático - Produto Notável"
http://youtu.be/CYxH7-HTsFY

-Atividade no Calc (Excel)

-Foto da realização dessa atividade



Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

quinta-feira, 3 de julho de 2014

CIÊNCIA DO CORPO HUMANO NO FUTEBOL - COPA DO MUNDO 2014


Atividade: Elaboração de um panfleto informativo a respeito de como funciona o corpo de um jogador de futebol
Data de Realização: 02/07/2014
Área de Conhecimento: Educação Física
Professor: Josimar de Azevedo Santana
Anos de escolaridade: 8º e 9º
Turmas: 801, 802 e 901
Programas Utilizados: Vídeos (Movie Maker) e Impress (Power Point)

Objetivo:
- Facilitar a compreensão e o entendimento do corpo de um jogador de futebol bem como as ordens enviadas pelo cérebro na execução das jogadas.

Desenvolvimento:
Previamente, Kátia Monique Lemos Mothé, professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, pesquisou vídeos no site www.youtube.com e, no www.google.com.br, imagens que retratassem a proposta de trabalho do professor da turma. Na data prevista da aula, inicialmente, o professor destacou alguns pontos sobre o tema e, em seguida, os alunos assistiram a dois vídeos anotando no caderno informações importantes a respeito do assunto. Na etapa seguinte, no Impress, elaboraram o panfleto escolhendo imagens baixadas na internet anteriormente pela professora do laboratório e registraram as informações anotadas durante a apresentação dos vídeos. Abaixo, consta a atividade.

Observação:
A realização da tarefa foi embalada por som baixo de músicas relacionadas à Copa do Mundo.

-Vídeo "Entenda como funciona o corpo de um jogador de futebol"

-Vídeo "O cérebro de um jogador de futebol profissional"

-Atividade no Impress (Power Point) - Panfletos informativos

-Fotos da realização dessa atividade

Poderá também gostar de:
- Aspectos de uma vida saudável
Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa

OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO - COPA DO MUNDO 2014



Atividades: Resolução de problemas, cruzadinha e jogos
Data de Realização:  01/07/2014
Área de Conhecimento: Matemática
Professora: Marta Bacelar
Ano de escolaridade:
Turma: 602
Programas Utilizados: Calc (Excel) com gifs animados e Jogos Educativos off line

Objetivo:
- Efetuar corretamente operações fundamentais.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL Kátia Monique Lemos Mothé preparou, de acordo com a sugestão da professora da turma, o material, baixando dois jogos a respeito do tema e organizando as atividades no Calc. Na data prevista da aula, inicialmente, os alunos executaram as tarefas no Calc. A seguir, participaram das atividades lúdicas por meio de jogos envolvendo adição e multiplicação. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Calc (Excel)


-Jogo da Adição 

-Jogo da Multiplicação 
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-multiplicacao.html

Observação:
Ressalte-se que tais jogos educativos foram trabalhados off line.

-Fotos da realização dessa atividade


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Professora do Projeto de Inclusão Digital
Laboratório de Informática Educativa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...