quarta-feira, 31 de março de 2010

O QUE É A PÁSCOA?


É a mais importante festa da cristandade. Comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo. A partir dela, todas as outras datas do calendário são estabelecidas.
Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono (no hemisfério sul).
Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa.
Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 43 dias antes, o Carnaval.


FELIZ PÁSCOA!!!

Postado por:
Vera Cristina Sampaio Costa
Projeto de Inclusão Digital

segunda-feira, 29 de março de 2010

Isa Louro Delbons (22/03/2010 A 26/03/2010)

Atividade 1
Conteúdo - Números inteiros
Data da realização - 25/03/2010 e 26/03 /2010
Disciplina - Matemática
Professoras - Beatriz e Olivanilda
Turmas - VI Fase e 702
Programa utilizado - Power-Point

Objetivos - Resolução de situações problemas envolve ndo adição algébrica.

Aprimorar a leitura e a interpretação de situações problemas.

Desenvolver o raciocínio lógico matemático utilizando números negativos.

Desenvolvimento - Previamente fui procurada pelas duas professoras. Pensei que tivesse que fazer dois tipos de atividades envolvendo o mesmo assunto pois iria trabalhar com a Eja, mas foi o contrário, a professora Beatriz me comunicou que ela iria usar a mesma atividades do primeiro segmento pois seus alunos iriam compreender perfeitamente a atividade proposta (antes da aula ela viu a atividade em questão). Com as duas turmas correu tudo muito bem mas os alunos da Eja me surpreenderam, pois tiveram menos dúvidas que os alunos do priomeiro segmento.

Na atividade há slide de incentivo.

Segue a atividade.




Postado por

Isa Louro Delbons

Informática - Projeto PDE

Isa Louro Delbons (22/03/2010 A 26/03/2010)

Atividade 2
Conteúdo - Sistema de numeração decimal até 3ª ordem
Disciplina - Matemática
Data da realização - 25/03/2010
Professora - Lídia
Turma - 403
Programa utilizado - Power-Point ( uso de gifs animados )
Objetivos - Desenvolver a capacidade de quantificar e posicionar numerais
Identificar unidades, dezenas e centenas em um numeral.
Desenvolvimento - Fui previamente procurada pela professora da turma para que elaborasse uma atividade sobre S.N.D. até a 3ª ordem. A professora da turma orientou-me sobre o que gostaria que fosse feito pelos alunos. Ela esteve presente todo o tempo e forneceu aos mesmos as explicações necessárias para a realização das atividades. No slide 7 há link de incentivo para os slides 8 e 9.
Segue a atividade


Postado por
Isa Louro Delbons
Informática - Projeto PDE

domingo, 28 de março de 2010

Isa Louro Delbons (22/03/2010 A 26/03/2010)

Atividade 3
Data da realização - 23/03/2010
Disciplina - Matemática
Professora - Ariélia
Turma - 304
Programa utilizado - Power-Point (uso de gifs animados)
Objetivos - Classificar e identificar conjuntos
_ identificar antecessor e sucessor de um número

Desenvolvimento - Procurada pela professora da turma, a mesma me orientou sobre o tipo de atividade que desejava realizar com sua turma.No dia e hora marcada ela compareceu com a turma, participou com todos e tirou dúvidas quando surgiam.No slide 4 há um link de incentivo com PARABÉNS e TENTE OUTRA VEZ já que as questões são de múltipla escolha.
Segue abaixo a atividade



Postado por
Isa Louro Delbons
Informática - Projeto PDE

Kátia Monique Lemos Mothé (22/03/2010 a 26/03/2010)

ATIVIDADE 1

Assunto: Números de 1 a 20
Data de Realização: 23/03/2010
Área de Conhecimento: Inglês
Professora: Ana Teresa Caldas Barreto
Ano de escolaridade:
Turmas: 601, 602 e 603
Programas Utilizados: Power Point (Uso de gifs animados) e Excel

Objetivos:
-Ler corretamente os números cardinais de 1 a 20 usando o idioma inglês.
-Escrever corretamente os números cardinais de 1 a 20 usando o idioma inglês.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, no Power Point, organizou dois materiais sobre assunto. Em um deles, usou, como pano de fundo, a Copa do Mundo de 2010 e, no outro, utilizou questões tendo como base número de telefone e resultado de operações matemáticas, ambas sugeridas pela professora da turma. Na data prevista da aula, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL e a professora da turma destacaram alguns pontos sobre a Copa do Mundo. Em seguida, os alunos iniciaram as tarefas. Primeiramente, ao som da música de nome Coração Verde-Amarelo da Rede Globo, executaram a atividade cujo objetivo era digitar, no idioma inglês, o número das camisas dos jogadores da seleção brasileira de futebol. A seguir, no segundo material, responderam as situações contextualizadas. No slide 3, a turma digitou o número de telefone da própria escola. No slide 4, há dois hiperlinks de acesso ao Excel: um para preenchimento de cruzadinha sobre as operações matemáticas e outro para caçar palavras (números) escritos em inglês. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

Observação:
No primeiro semestre do corrente ano, a equipe de professoras do Projeto de Inclusão Digital do Laboratório de Informática Educativa do Centro Educacional 29 de Maio vai elaborar algumas aulas nas áreas de conhecimento usando informações referentes à Copa do Mundo de 2010.

-Atividade no Power Point usando informações da Copa do Mundo 2010


-Atividade no Power Point usando outras situações contextualizadas e uso de gifs animados

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

Kátia Monique Lemos Mothé (22/03/2010 a 26/03/2010)

ATIVIDADE 2

Assunto: Alimentos
Data de Realização: 24/03/2010
Área de Conhecimento: Ciências
Professora: Regimara Brandão
Ano de escolaridade:
Turma: 404
Programas Utilizados: Internet (Atividades on line) e Power Point (Uso de gifs animados)

Objetivos:
-Informar a importância de uma boa alimentação.
-Conscientizar sobre a importância de nutrientes para uma vida saudável.
-Identificar os grupos de alimentos (construtores, energéticos e reguladores).

Desenvolvimento:
Primeiramente, os alunos acessaram o site http://www.atividadeseducativas.com.br/ para executar as atividades on line sobre o tema, com a devida orientação da professora da turma. Em seguida, realizaram, no Power Point, a atividade elaborada pela professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. Nessa atividade, a turma arrumou os alimentos ao grupo correspondente, transferindo as imagens do slide 2 para o slide 3. Depois, no modo de apresentação, ocasião, na qual observaram a animação dos gifs, os alunos digitaram a identificação de cada equipe. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

-Atividades no site http://www.atividadeseducativas.com.br/
Primeira atividade – Alimentos - Os alunos clicaram no alimento pedido para obter informações dele quanto aos nutrientes.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1233

Segunda atividade – Doki e os alimentos - Os alunos clicaram e arrastaram os alimentos montando a pirâmide alimentaras de acordo com o nutriente que possuem.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=428

Terceira atividade – Jogo dos alimentos – Os alunos cercaram o nutriente correspondente ao alimento que aparecia no jogo.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4004



-Atividade no Power Point (Uso de gifs animados)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital <>

Kátia Monique Lemos Mothé (22/03/2010 a 26/03/2010)

ATIVIDADE 3

Assunto: Alfabeto – Formação de Palavras
Datas de Realização: 09/03/2010, 16/03/2010 e 24/03/2010
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa
Professoras: Kelly, Inês, Flávia e Seila
Ano de escolaridade:
Turmas: 202 (16/03/2010), 205 (09/03/2010), 207 (24/10/2010) e 208 (24/10/2010)
Programas Utilizados: Power Point (Uso de gifs animados), Excel e Internet (Atividades on line)

Objetivos:
-Identificar as letras do alfabeto, ordenando-as.
-Formar palavras.

Desenvolvimento:
Primeiramente, os alunos, com a devida orientação da professora da turma, executaram as atividades no Power Point elaboradas pela professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. No slide 3, há um hiperlink de acesso ao Excel, para preenchimento de uma cruzadinha. Em seguida, a turma acessou o site www.atividadeseducativas.com.br para realizar mais tarefas on line a respeito dos temas. Abaixo, constam as atividades em ordem de realização.

-Atividade no Power Point com hiperlink de acesso ao Excel e uso de gifs animados


-Atividades no site http://www.atividadeseducativas.com.br/
Primeira atividade - Alfabeto - Os alunos clicaram e arrastaram as letras de modo a ordená-las.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=540

Segunda atividade – Figura nome - Os alunos clicaram e arrastaram as palavras às imagens correspondentes.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=358

Terceira atividade – Nome dos animais e dos objetos – Os alunos clicaram nas letras para formar a palavra correspondente à imagem.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1889

Quarta atividade – Nome dos animais e dos objetos 2 – Os alunos clicaram nas letras para formar a palavra correspondente à imagem.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1891


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

sábado, 27 de março de 2010

CAMPOS DOS GOYTACAZES - 28 de março - 175 anos como cidade

Consulte o mapa do município no site abaixo.

Campos dos Goytacazes é um município localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com uma população de 426.154 habitantes (2007). É a maior cidade do interior fluminense. É também o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área de 4.032 km², um pouco menor que a do Distrito Federal.

A história de Campos dos Goytacazes pode ser contada desde meados do século XVI, quando Dom João III doou a Pero Góis da Silveira a capitania de São Tomé, cujo nome, posteriormente, passou a Paraíba do Sul. Com a chegada dos portugueses à região, começou a luta com grupos indígenas da etnia goitacá, porém, não se desenvolveu um processo ocupacional. Em 1627, por ordem da Coroa Portuguesa, a Capitania de São Tomé foi dividida em glebas, doadas a sete capitães portugueses, alguns deles donos de engenho na região da Guanabara, efetivando a ocupação.

Em 1650, foi implantado o primeiro engenho em solo campista. Visconde d'Asseca funda a vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em 29 de maio de 1677, sendo elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835.

O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região.

A cerâmica, o couro, a palha e a madeira são os materiais de destaque em seu artesanato. Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos. Vale destacar também a fundação da primeira sala de cinema de Campos construída pelo Sr. Alamir, conhecida como Cine São José, sendo o prédio trazido da Europa pedra por pedra e reconstruído na cidade, e tendo como primeira exibição o filme Marcelino Pão e Vinho.

Campos destaca-se por suas personalidades e lutas sociais. Nomes como Luís Carlos de Lacerda, José do Patrocínio, Nina Arueira, Benta Pereira, entre outros, fizeram da cidade o “berço” de muitas revoluções, sobretudo, na área sócio-cultural.

O pioneirismo também é marca da história do município de Campos dos Goytacazes:
-Em 1831 lançou seu primeiro jornal, Correio Constitucional Campista.
-Em 1832, foi fundada a primeira loja maçônica, a Firme União.
-Em 1844, inaugurou “Ao Livro Verde”, ainda hoje a mais antiga livraria do Brasil.
-Em 1869, foi feita a primeira ligação telefônica para a então capital do Brasil, a atual cidade do Rio de Janeiro.
-Em 1870, foi fundada a Sociedade Musical Lira de Apolo, uma das mais velhas bandas de música do Brasil.
-Em 1872, começou a funcionar o Banco Comercial Hipotecário de Campos (Banco do Vovô), o quarto estabelecimento de crédito em antiguidade no Brasil.
-Em 1883, D. Pedro II inaugurou na cidade o primeiro serviço público municipal de iluminação, tornando Campos dos Goytacazes a primeira cidade da América Latina a receber iluminação pública elétrica, por meio de uma termelétrica a vapor acionadora de três dínamos com potência de 52 kw, fornecendo energia para 39 lâmpadas de 2000 velas cada uma. Campos foi a primeira cidade do Brasil e da América do Sul a ter sistema de iluminação elétrica.

Ressalte-se alguns pontos turísticos desta cidade:
-Basílica do Santíssimo Salvador
A basílica destaca-se por obter 32 vitrôs ricamente trabalhados. Com o passar dos anos, foi reformada várias vezes e reconstruída em 1861. Com a criação do Bispado de Campos, em 1828, a velha matriz se transforma em Catedral, tendo sido praticamente demolida para surgir o Templo projetado por D. Henrique Mourão e empreendido pelo Monsenhor João de Barros Uchôa, em estilo neoclássico.
-Igreja de São Francisco
Possui grande acervo de arte sacra barroca e se destaca por ter sido originalmente a capela em homenagem ao Santíssimo Salvador. Ao seu redor surgiu a Villa de San Salvador dos Campos dos Goytacazes. No local onde hoje se encontra a Igreja, foi celebrada a 1ª missa em Campos, no ano de 1652, antes da criação da vila.
-Igreja Nossa Senhora do Carmo
Erguida em 1752, a Igreja da Ordem 3ª do Carmo, de estilo barroco do segundo período, foi totalmente remodelada e enriquecida por pinturas a cargo do artista espanhol Ubeda Marín.
-Igreja Nossa Senhora da Lapa/Asilo da Lapa
Construído entre os anos de 1740 a 1748, com um anexo onde outrora funcionou o quartel do Destacamento de Milicianos, mais tarde foi destinado ao Seminário, isso já no século XIX, servindo também de sede de Liceu de Humanidades. Hoje conhecido como Asilo da Lapa, é dirigido por freiras da Ordem das Irmãs Carmelitas da Providência Divina, que tem seu trabalho voltado às meninas órfãs. Guarda em sua história o lendário mistério do folclórico Ururau da Lapa.
-Igreja Matriz de Nossa Senhora do Terço
Construída entre os anos de 1813 e 1850, foi ocupada em 1847, ainda com obra a ser concluída, pelo Liceu Provincial, posteriormente transferido para o Seminário da Lapa. É uma das mais antigas igrejas da cidade, e foi construída por Dom Henrique Mourão, primeiro Bispo de Campos. Sofreu várias interferências através dos anos, tendo a última delas, transformado uma de suas laterais em um corredor de lojas e escritórios.
-Capela de Nossa Senhora do Rosário
Edificada provavelmente na metade do século XVII, por fidalgos portugueses no período dos Viscondes de Asseca, possui característica barroca, simples tanto interna como externamente. A imagem da padroeira veio de Lisboa em 1650, por determinação do donatário da capitania, Salvador Corrêa de Sá e Benevides. Essa imagem vai a capela somente em dia de festa.
-Solar da Baronesa
Pertencente à Academia Brasileira de Letras, está cedido a UENF (Universidade Federal do Norte Fluminense). Trata-se do mais belo monumento da arquitetura barroca campista.
-Solar dos Ayrizes
Belíssimo exemplar da arquitetura barroca campista, possui toda sua estrutura em peroba e pau-brasil. Segundo a lenda, nele residia a Escrava Isaura.
-Ururau da Lapa
Consta que, por volta de 1700, habitou no Rio Paraíba do Sul, bem em frente a Igreja, um Ururau (jacaré de papo amarelo). Era bicho bravio, que durante muito tempo conseguiu escapar dos trabucos e das redes dos pescadores. Com o tempo, o jacaré desapareceu, mas ficou-lhe a lenda, que persiste até hoje, de que o animal ainda habita o local, escondido em um velho sino, que iria para a Igreja em frente, afundado no naufrágio do barco que o trazia de Portugal. A lenda informa que o jacaré seria um jovem travestido no bicho, jogado no fundo do rio pelo pai de uma jovem ricaça que não aceitava o namoro do rapaz com a moça.
-Antigo Fórum Nilo Peçanha - Hoje Câmara Municipal de Vereadores
Construído para a comemoração do centenário da Cidade, ocorrido em 1935, o Fórum destaca-se como um edifício monumental, pois é réplica perfeita de um templo romano. Em estilo neoclássico, guarda em suas linhas o estilo do Parthenon Grego e dos templos romanos da ordem coríntia. O Fórum Nilo Peçanha é tombado pelo Patrimônio Histórico
-Liceu de Humanidades
Prédio mais antigo do município, o Liceu foi construído em 1864. Imponente, guarda em sua história a forma como passou para a Câmara Municipal, até se tornar escola estadual. Possui beleza eclética que combina os estilos foscano, barroco e jônico e o jardim mantido ao longo do tempo, com seus bustos, o chafariz, postes antigos e um coreto no centro.
-Academia Campista de Letras
A academia foi criada em 1939, por um grupo de intelectuais campistas. Desde 1955, está instalada no prédio onde funcionou o Instituto Clarépede. Dentre os acadêmicos que por lá passaram, podemos destacar: Godofredo Nascente Tinoco, Alberto José Sampaio, Gerônimo Ribeiro e Rogério Gomes de Souza.
-Villa Maria
A belíssima construção foi originalmente residência da usineira Maria Queirós de Oliveira, a 'Finazinha de Queiroz'. Suas características são as das vilas italianas do começo do século XX. Hoje, a Villa é sede da Reitoria da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e fornece ampla programação, como fonoteca, vídeoteca, seminários, exposições, vernissages, audições individuais e coletivas, shows e outras atividades.
-Chafariz Belga
Os chafarizes remontam à antiguidade e no século XVI foram as soluções urbanísticas para os grandes espaços livres, como elementos decorativos. O chafariz de louça belga, com predominância de tons azuis e caramelo, é composto por três peças, o famoso "Bolo de Noiva". Foi várias vezes reformado, tendo sido restaurado em 1991, quando recebeu de volta os leões e as taças que o adornam, que haviam sido destruídos.
-Usina do Queimado
Foi a primeira Usina de açúcar de Campos, tendo sido implantada pelo comendador Julião Ribeiro de Castro, que trouxe da Inglaterra todo o maquinário e técnicos responsáveis para montagem, para transformar o Engenho do Queimado em Usina. Não houve qualquer facilidade oficial. Alguns dos maquinários originais ainda se encontram em funcionamento.
-Horto Municipal
Com área de lazer arborizada, o Horto Municipal é o espaço perfeito para curtir a natureza com os amigos ou mesmo com a família e aproveitar os espaços para piqueniques e playground para a criançada.

Fontes:

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

sexta-feira, 26 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO - 27 de março

O Dia Mundial do Teatro, criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, é celebrado todos o anos, a 27 de Março, pelos centros nacionais do Instituto Internacional do Teatro e pela comunidade teatral internacional.

O teatro é uma arte que nasceu do rito, seja ele religioso, fúnebre, festivo, civil ou de guerra. Os povos primitivos por meio da dança costumavam exprimir seus estados emocionais e dramatizar situações, notadamente relacionadas com a luta do homem contra o destino, as forças da natureza, o sexo e a vingança.

O teatro no Brasil
O teatro em terras brasileiras nasce em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.

O teatro em Campos dos Goytacazes

Teatro de Bolso Procópio Ferreira

Teatro Municipal Trianon
Fontes:

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

DIA DO CIRCO - 27 de março

Respeitável público!!!! Quem nunca ouviu essa exclamação? Quem nunca se encantou com a habilidade de um malabarista, com o equilíbrio de um trapezista ou com as travessuras de um palhaço? O circo mudou muito desde as primeiras apresentações há milhares de anos.

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que assistiram a ele como um grande palhaço, destacava-se pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Como surgiu o circo?
É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Quando o circo chegou no Brasil?
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.

Fonte:

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

segunda-feira, 22 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Água limpa para um mundo saudável, por José Alberto Wenzel*

O Dia Mundial da Água, 22 de março, instituído pela ONU em 1993, tem como tema este ano “Água limpa para um mundo saudável”, em meio ao descuido com a natureza e aos resultados desastrosos que acompanham o dia a dia da humanidade. O objetivo é mostrar que, na gestão dos recursos hídricos, qualidade é tão importante quanto quantidade...

Fontes:
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora
.http://images.google.com.br/


Postado por:
Vera Cristina Sampaio Costa
Laboratório de Informática Educativa
Projeto Inclusão Digital

domingo, 21 de março de 2010

Isa Louro Delbons ( 15/03/2010 a 19/03/2010)

Atividade 1 Atividade - O mapa do Brasil e as suas regiões Data da realização - 19/03/2010 Disciplina - Geografia Ano de escolaridade - Turma - 502 Professora - Micheli Programas utilizados - Power-Point e Paint Objetivos - Identificar as regiões do Brasil. Colorir os estados da região sudeste. Reconhecer os estados vizinhos do estado do Rio de Janeiro.

Desenvolvimento - Previamente a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ouviu a professora para tomar conhecimento dos seus objetivos com a aula. Após foi feita uma pesquisa e elaboração da aula. A aula foi dada em dois tempos de meia hora cada um pois a turma 502 é muito grande e o laboratório só está com 9 PCs funcionando e ficaria muito tumultuado. A professora levou metade da turma, leu com eles as atividades propostas tirou dúvidas e retornou a sua sala para ficar com a outra metade. Após meia hora a outra parte da turma foi para o laboratório, ela realizou com eles o mesmo procedimento e retornou a sala de aula. Nos dois tempos da aula correu tudo com muita tranquilidade apesar da professora da turma não está com eles todo o tempo. Foi a primeira vez que eu como professora de informática passei por esta experiência e com esta turma não tive nenhum problema.
Segue a atividade.



Postado por

Isa Louro Delbons

Projeto Inclusão Digital


Isa Louro Delbons ( 15/03/2010 a 19/03/2010)

Atividade 2

Atividade - Sistema de numeração decimal até 2ªordem.

Data da realização - 19/03/2010

Disciplina - Matemática

Turma - 301 e 302

Ano de escolaridade -

Professoras - Raquel e Gracinha

Programa utilizado - Power-Point

Objetivos - Resolver situações problemasenvolvendo operações de adição e subtração.


Desenvolvimento - Previamente a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA pesquisou e organizou as atividades. A cada atividade feita o aluno clicava na resposta que encontrou para ver se acertou ou errou. As mensagens são de PARABÉNS e TENTE OUTRA VEZ. No slide 1 o link é para os slides 5 e 6, no slide 2 o link é para os slides 7 e 8 e no slide 3 o link é para os slides 9 e 10. Na última questão das atividades preparadas foi dado ao aluno lápis e papel para que ele efetuasse os cálculos necessáriospara a sua conclusão.


A professora esteve atenta aos alunos todo o tempo e tirou dúvidas quando elas surgiram.



Segue a atividade



Postado por

Isa Louro Delbons

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Isa Louro Delbons ( 15/03/2010 a 19/03/2010)

Atividade 3
Atividade - Formação e leitura de palavras
Data da realização - 18/03/2010
Disciplina - Português
Ano de escolaridade -
Turma - 305
Professora - Conceição
Programa utilizado - Power-Point
Objetivos - Levar o aluno a identificar corretamente as vogais e as consoantes.
Formar palavras e fazer a leitura das palavras formadas.

Desenvolvimento - Previamente a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ouviu as necessidades da professora da turma e elaborou a atividade para que seus objetivos fossem alcançados. Como vários alunos estão com dificuldades na escrita e na leitura a atividade foi feita em forma de palavras cruzadas. Foi escaneado palavras cruzadas do Picolé Fácil onde o aluno teria que identificar o deseho e escrever seu nome. Desta maneira o aluno escreveu e leu as palavras formadas. Os alunos acharam que era um jogo e a aula se tornou interessante pois eles passaram a "competir" entre eles para ver quem acertava mais.
Segue a atividade.


Postado por

Isa louro Delbons

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Isa Louro Delbons ( 15/03/2010 a 19/03/2010)

Atividade 4
Atividade - Sistema de numeração decimal até 2ª ordem
Data da realização - 18/03/2010
Disciplina - Matemática
Ano de escolaridade -
Turma - 303
Professora - Sebastiana Angélica
Programa utilizado - Power-Point (uso de gifs animados) e Paint
Objetivo - Desenvolver a capacidade de quantificar e posicionar os numerais.
Realizar agrupamentos e montar corretamente aas operações.
Desenvolvimento - Previamente a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA pesquisou e preparou as atividades de acordo com as orientações da professora da turma. Antes do início da aula a professora recordou o Sistema de Numeração Decimal com a turma.
Ela ministrou a aula todo o tempo e sanou as dificuldades que por ventura iriam aparecendo.
Segue abaixo a atividade

Postado por

Isa Louro Delbons

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Isa Louro Delbons ( 15/03/2010 a 19/03/2010)

Atividade 5
Atividade - Alfabeto e formação de pequenas palavras.
Data da realização - 16/03/2010
Disciplina - Português
Ano de escolaridade -
Turma - 102
Programa utilizado - Power-Point ( uso de gifs animados)
Objetivos - Reconhecer a importância das letras na formação de palavras e sílabas.
Empregar as sílabas para formar pequenas palavras.
Desenvolvimento - Previamente a professora do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA , preparou a atividade proposta de acordo com a direção dada pela professora da turma. Antes do início da aula foi recordado com a turma o alfabeto e a importância das vogais na formação das sílabas e das palavras. A professora ministrou toda a aula com os seus alunos e ajudou aos que apresentavam maiores dificuldades.
Segue abaixo a atividade.

Postado por

Isa Louro Delbons

PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Kátia Monique Lemos Mothé (15/03/2010 a 19/03/2010)

ATIVIDADE 1

Assunto: Sinônimos e Antônimos / Comparação de Números Naturais
Data de Realização: 10/03/2010
Áreas de Conhecimento: Língua Portuguesa e Matemática
Professora: Neide da Gama Melila
Ano de escolaridade:
Turma: 402
Programa Utilizado: Power Point (Uso de gifs animados)

Objetivos:
-Compreender a existência de palavras com o mesmo significado.
-Compreender a existência de palavras com sentido contrário.
-Comparar os números utilizando os símbolos maior, menor ou igual.

Desenvolvimento:
A professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, previamente, preparou o material no Power Point. Na data prevista da aula, após um breve comentário dos assuntos acima mencionados, os alunos, com a devida orientação da professora da turma, realizaram as situações contextualizadas envolvendo sinônimo e antônimo. Em seguida, compararam o tempo de vida dos animais, usando os símbolos referentes a maior, menor ou igual. As imagens referentes aos animais são gifs animados. Abaixo, constam as atividades.

-Atividade no Power Point – Sinônimo e Antônimo


-Atividade no Power Point – Comparação de Números Naturais (Uso de gifs animados)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

Kátia Monique Lemos Mothé (15/03/2010 a 19/03/2010)

ATIVIDADE 2

Assunto: Números Reais
Data de Realização: 16/03/2010
Área de Conhecimento: Matemática
Professora: Suely da Conceição Alves
Ano de escolaridade:
Turma: 801
Programa Utilizado: Excel

Objetivos:
-Localizar os números na reta numérica.
-Comparar os números reais.
-Identificar os números nos conjuntos numéricos e seus subconjuntos.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, no Excel, organizou a atividade. Na data prevista da aula, primeiramente, a professora da turma recordou as ideias relacionadas ao assunto mencionado acima. Em seguida, os alunos resolveram as questões propostas. Abaixo, consta a atividade.

-Atividade no Excel
Esse material está postado no blog da escola no endereço abaixo.
http://ce29demaio.blogspot.com/2009/06/katia-monique-lemos-mothe-15062009_9631.html

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

Kátia Monique Lemos Mothé (15/03/2010 a 19/03/2010)

ATIVIDADE 3

Assunto: Potenciação - Atividades contextualizadas abordando tal operação
Data de Realização: 16/03/2010
Área de Conhecimento: Matemática
Professora: Suely da Conceição Alves
Ano de escolaridade:
Turma: 901
Programa Utilizado: Power Point

Objetivos:
-Analisar a potenciação.
-Comparar potenciação e multiplicação
-Calcular potências de expoente inteiro e racional.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, no Power Point, organizou a atividade. Na data prevista da aula, primeiramente, a professora da turma recordou as ideias relacionadas ao assunto em tela. Em seguida, os alunos resolveram as situações contextualizadas. No slide 2, utlizaram ocaderno para os cálculos necessários. Abaixo, consta a atividade.

-Atividade no Power Point

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

sexta-feira, 19 de março de 2010

OUTONO

20 de março - Chegou o Outono


Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, (excepto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelar das folhas das árvores, que indica a passagem de estações.
O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral". O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 20 de Março e termina a 20 de Junho.

Fontes: http://pt.wikipedia.org

http://images.google.com.br

Postado por:

Vera Cristina Sampaio Costa

Laboratório de Informática Educativa

Projeto Inclusão Digital

terça-feira, 16 de março de 2010

GOTA DO DESENVOLVIMENTO

Da terra campista brota
a cana-de-açúcar,
riqueza secular.
Brotam também flores de amor.
Tão especial é essa terra, de onde
brotam gotas da riqueza nacional
para cuidar disso tudo.
Temos um grande povo,
que conta com o amor e aroma de rosas.

Nos tempos áureos lembramos
do açúcar, café e muitas outras riquezas.
Na atualidade, continuamos grandes produtos
do açúcar e do álcool.
Porém somos para o Brasil,
a grande mola propulsora.
Nosso aromatizado mar territorial
enriquece nosso Brasil.
Riqueza líquida e encandescente
de cheiro forte e raro.
Raro como cheiro de rosas negras,
negras como petróleo.

Feliz, cidade de um povo valente,
valente e inteligente,
valente e consciente.
Consciente das riquezas culturais e econômicas.
Do petróleo tem orgulho.
Como orgulho tem da sua história de lutas
pelo fim da escuridão, da escravidão.
Do petróleo retira-se riqueza,
da escravidão, aroma de rosas.

Quem nunca sentiu, quer sentir
a junção dos aromas das flores com petróleo,
de Campos com os campistas,
da cidade com o amor,
da paz com o desenvolvimento,
do desenvolvimento oom a riqueza do petróleo.

Rimar para quê?
O petróleo é nosso.
O desenvolvimento também.
Os lucros não podem somente ir.
O bem estar da nossa terra é fundamental.
Cansamos de ver nossa terra com buracos lembrando um queijo suíço.
De onde sai a riqueza petróleo,
temos que compensar os danos.
Impacto ambiental é impacto ambiental.
Plantaremos jardis para colhermos as
rosas do desenvolvimento sustentável
edo bem-estar social.

Digo sim as flores.
Digo sim as riquezas da minha terra.
Digo não aos oportunistas.
Digo lutarei por dias melhores.
Digo, digo, digo: riqueza petróleo,
riqueza do desenvolvimento, do amor e da paz.

(Texto escrito por Rui Outeiro Costa)
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital <>

domingo, 14 de março de 2010

Isa Louro Delbons (08/03/2010 a 12/03/2010)

Atividade 1

Data da realização - 09/03/2010
Área de conhecimento - Português
Professora - Flávia
Ano de escolaridade -
Turma - 207
Programa utilizado - Power-Point
Conteúdo - Vogais e consoantes
Objetivos - Completar palavras com vogais e consoantes.
- Formar frases a partir de imagens.
- Leitura das palavras e frases formadas

Desenvolvimento - Previamente, a professora do Laboratório de Informática Educativa preparou a aula de acordo com as orientações da professora da turma. A professora da turma conduziu todo o tempo a aula com os seus alunos. A aula transcorreu sem problemas e foi bem aceita por toda a turma.

Segue a atividade elaborada no Power-Point





Postado por
Isa Louro Delbons
Professora de Informática Educativa - 2010

Projeto de Inclusão Digital

Isa Louro Delbons ( 08/03/2010 a 12/03/2010)

Atividade 2
Data da realização - 09/03/2010 e 11/03/2010
Área de conhecimento - Matemática
Professoras - Regimara e Ilza
Ano de escolaridade -
Turmas - 404 e 405
Programa utilizado - Power-Point
Conteúdo - Sistema de Numeração Decimal
Objetivos - Reconhecer as ordens do S.N.D. até 4ª ordem
- Determinar o valor posicional do algarismo
- Escrever os números formados por extenso

Desenvolvimento - A professora do Laboratório de Informática elaborou previamente a aula de acordo com as orientações das professoras. Antes de resolver as atividades elaboradas há um breve resumo sobre o conteúdo em questão. As duas professoras participaram ativamente da aula com seus alunos, podendo ali tirar dúvidas e esclarecer melhor o conteúdo dado em sala de aula. Os cubos, barras e placas foram feitos pela professora do laboratório e as imagens estão em gifs. No slide 9 há um link de incentivo em uma questão de múltipla escolha.
Segue a atividade.

Postado por

Isa Louro Delbons

Informática Educativa - 2010

Projeto de Inclusão Digital


Isa Louro Delbons (08/03/2010 a 12/03/2010)

Atividade - 3

Data da realização - 12/03/2010
Área de conhecimento - Português
Professora - Neide
Ano de escolaridade -
Turma - 402
Programa utilizado - Power-Point
Conteúdo - Tempos verbais ( pretérito, presente, futuro )
Objetivos - Levar os alunos a identificar os verbos em frases e textos e reconhecer os tempos em que ocorrem.
Desenvolvimento - Previamente, a professora do Laboratório de Informática Educativa preparou a aula de acordo com as orientações da professora da turma. Antes de começar as atividades propriamente dita, há na aula uma parte teórica recordando com os alunos o que foi visto na sala de aula.No slide 5 há um link com palavras de incentivo parabéns e tente novamente,ocorrendo o mesmo com o slide 8. Foram feitos dois slides com acerto/erro com imagens diferentes.
A professora Neide conduziu toda a aula com a sua turma.
As letras em destaque e as imagens estão em gifs animados.

Segue a atividade em Power-Point

Postado por

Isa Louro Delbons

Labotatório de Informática Educativa - 2010

Projeto de Inclusão Digital

sexta-feira, 12 de março de 2010

Kátia Monique Lemos Mothé (08/03/2010 a 12/03/2010)

ATIVIDADE 1

Assunto: Multiplicação - Atividades contextualizadas abordando tal operação
Datas de Realização: 09/03/2010 e 10//03/2009
Área de Conhecimento: Matemática
Professoras: Mariana Ribeiro, Michele e Mariângela Rangel
Ano de escolaridade:
Turmas: 501, 502 e 503
Programas Utilizados: Power Point e Excel

Objetivos:
-Fazer cálculos usando a multiplicação, resolvendo situações-problemas.
-Exercitar cálculo mental, manusear o computador, reforçar a multiplicação em diversas atividades contextualizadas, reconhecendo sua importância no dia-a-dia.
-Resolver as atividades propostas, utilizando um raciocínio lógico, para que possa avançar as etapas da atividade.

Desenvolvimento:
Previamente, a professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL, no Power Point, organizou a atividade. Na data prevista da aula, a professora da turma conduziu a aula solicitando que os alunos resolvessem as situações propostas, utilizando a operação multiplicação de 2 a 9. No slide 4, há um hiperlink para acesso ao Excel, onde a turma preencheu uma cruzadinha, momento, inclusive, em que a professora pode avaliar a escrita dos números. No slide 7, existem questões de múltipla-escolha em que se o aluno clicar na opção correta vai para o slide 8 que contém a frase “Parabéns! Você acertou!”, caso contrário, vai para o slide 9 com a seguinte frase "Tente novamente!". O slide 10 diz respeito à resposta do item d do slide 7 e solicita que o aluno prossiga na atividade. O slide 11 faz um elogio à equipe que realizou todas as tarefas. Abaixo, consta a atividade.

-Atividade no Power Point com hiperlink para o Excel



Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

Kátia Monique Lemos Mothé (08/03/2010 a 12/03/2010)

ATIVIDADE 2

Assunto: Características dos seres vivos
Data de Realização: 09/03/2010
Área de Conhecimento: Ciências
Professora: Suzana Maria Santos de Oliveira
Ano de escolaridade:
Turma: 701
Programas Utilizados: Movie Maker (vídeo) e Power Point

Objetivos:
- Citar e explicar as principais características dos seres vivos

Desenvolvimento:
Após os alunos terem assistido a um vídeo a respeito do assunto acima mencionado, a professora da turma discutiu o tema levantando algumas questões já trabalhadas em sala de aula. Em seguida, os grupos executaram as atividades elaboradas no Power Point pela professora da turma. Abaixo, constam as atividades.

-Vídeo (Características dos seres vivos)


-Atividade no Power Point com hiperlink para o Excel


Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

Kátia Monique Lemos Mothé (08/03/2010 a 12/03/2010)

ATIVIDADE 3

Assunto: Célula Animal (organelas celulares)
Data de Realização: 09/03/2010
Área de Conhecimento: Ciências
Professora: Suzana Maria Santos de Oliveira
Ano de escolaridade: 8º ano de escolaridade
Turma: 801
Programas Utilizados: Movie Maker (vídeo) e Power Point

Objetivos:
-Identificar a célula animal.
-Citar a função das estruturas celulares.

Desenvolvimento:
Após os alunos terem assistido a um vídeo a respeito do assunto acima mencionado, a professora da turma discutiu o tema levantando algumas questões já trabalhadas em sala de aula. Em seguida, os grupos executaram as atividades elaboradas no Power Point pela professora do PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. No slide 5, há um hiperlink para outro Power Point que mostra o procedimento da digestão intracelular. Abaixo, consta a atividade.

-Vídeo (Organelas celulares)
Esse vídeo está postado no blog da escola no endereço abaixo.
http://ce29demaio.blogspot.com/2009/06/katia-monique-lemos-mothe-22062009_28.html

-Atividade no Power Point com hiperlink para outro Power Point



-Atividade no Power Point (Digestão intracelular)
Esse Power Point está postado no blog da escola no endereço abaixo.
http://ce29demaio.blogspot.com/2009/06/katia-monique-lemos-mothe-22062009_28.html

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08 DE MARÇO


Não existe filosofia de vida
Que conseguirá dar conta
Do repasse da humanidade,
Sem ter no cerne a grandiosidade
Do ser majestoso que é a mulher.
Mulher mãe, mulher profissional,
Mulher amante, mulher companheira.
Mulher que na essência é vida.

(Texto escrito por Rui Outeiro Costa)
(Professor de História do Centro Educacional 29 de Maio)

Postado por
Kátia Monique Lemos Mothé
Laboratório de Informática Educativa
Projeto de Inclusão Digital
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...